domingo, 10 de outubro de 2021

FÁBULAS EM OUTUBRO (2) As fábulas de Fedro

 

Caio Júlio Fedro (latim: Gaius Iulius Phaedrus) era filho de escravos, como Esopo, e viveu no século I d.c.. O imperador Augusto deu-lhe carta de alforria e dedicou-se então à escrita de fábulas. A maior parte delas eram as de Esopo que ele reformulou e adaptou à mentalidade romana. Viveu nos reinados dos imperadores Tibério e Calígula e fez a sátira dos costumes e das personagens de sua época. Por isso, como os seus textos causaram muitos incómodos, acabou sendo exilado. Publicou cinco livros de fábulas “traduzidas” de Esopo, com prováveis alusões aos acontecimentos de sua vida.

As fábulas tinham sempre uma lição de moral que aplicadas à sociedade serviam em muitas circunstâncias de críticas de costumes. Fica uma das mais conhecidas:

O lobo e o cordeiro

Estava um lobo a beber água num rio, quando avistou um cordeiro que também bebia da mesma água, um pouco mais abaixo. Mal viu o cordeiro, o lobo foi ter com ele.

“Que vem a ser isto, seu malandro?”, disse o lobo. “Que pretendes, turvando a água para que eu não possa bebê-la?”

“Desculpa”, replicou o cordeiro, “mas, como eu estava a beber mais abaixo, não pensei sujar a água onde tu estavas.”

O lobo estava resolvido a brigar com o cordeiro.

“Pode ser”, disse ele, “mas há seis meses disseste mal de mim nas minhas costas, seu malvado.”

“Não pode ser”, disse o cordeiro. “Há seis meses eu ainda nem sequer tinha nascido!”

“O quê?”, disse o lobo. “Não tens vergonha? Toda a tua família sempre odiou a minha. Se não foste tu que disseste mal de mim, foi o teu pai!”

E, dizendo isto, o lobo saltou para cima do pobre cordeiro, despedaçou-o e comeu-o.

Moral da história

Os que são desprovidos de sentimentos humanos raramente darão ouvidos à voz da razão. Quando o poder é dado à crueldade e à injustiça, é inútil argumentar contra eles, porque o opressor achará sempre maneira de culpar a sua confiada vítima.

Fonte: Fábulas de Esopo. Coleção Recontar. Ed. Escala, 2004.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.