sexta-feira, 15 de outubro de 2021

FÁBULAS EM OUTUBRO (3) As fábulas de La Fontaine


Jean de la Fontaine


 

Jean de la Fontaine, escritor francês do séc. XVII, foi um dos mais conhecidos fabulistas através da História. Escreveu também narrativa, poesia e teatro mas foi com as fábulas que ganhou notoriedade. As suas fábulas mais conhecidas, algumas delas baseadas nas de Esopo, são A Lebre e a Tartaruga, O Leão e o Rato, O Lobo e o Cordeiro, A Cigarra e a Formiga e O Corvo e a Raposa. Quase sempre a conclusão das suas fábulas é amarga: os maus, fortes, astutos ou violentos é que vencem, o que indicia a crítica à sociedade da sua época.

Muitos escritores de língua portuguesa traduziram as suas fábulas, tais como Bocage, João de Deus, Machado de Assis ou Teófilo Braga.

A fábula "O Leão e o Rato"

Um dia a peste abateu todos os animais. Os que sobreviveram reuniram-se em assembleia, presidida pelo Rei Leão, a fim de encontrarem uma solução para o grave problema.

Sua majestade propôs que todos confessassem seus crimes, e que o mais culpado fosse sacrificado aos céus para afastar a peste.

Para dar o exemplo, o soberano da selva confessou que devorara muitos carneiros, chegando até a banquetear-se com um pastor.

Mas a Raposa interveio: “Ora, Majestade, matar carneiros não é crime”. Todos aplaudiram, concordando com a raposa.

As confissões se seguiram, sempre achando desculpas que transformavam os crimes em boas ações. Até que chegou a vez do Asno: “Senhor, eu comi muitas vezes a erva dos prados”.

A assembleia se levantou irada: “Comeu a erva dos prados?! Mas que horror! Então é por este crime que estamos pagando. Morte ao malvado!” E o Asno foi sacrificado.

 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.