segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

NOVO TELESCÓPIO ESPACIAL James Webb quer ir ainda mais além que o Hubble

Simulação do posicionamento do James Webb no espaço

(Foto NASA, Agência Espacial Americana)



(Fotos ESA – Agência Espacial Europeia)


Novo telescópio espacial

James Webb será lançado a 24 de dezembro!

 

James Webb é o nome do novo e fabuloso telescópio espacial! O seu nome é uma homenagem a um antigo administrador da Agência Espacial Americana, NASA, que liderou o programa Apollo, além de outras missões espaciais. Trata-se de uma maravilhosa obra de engenharia que permitirá, por exemplo, a observação do Sol, do Sistema Solar, das galáxias distantes, das estrelas de primeira geração, da atmosfera dos exoplanetas e até perceber os primeiros momentos de formação do Universo. Esperamos que detete água e gases associados à vida. Esperamos novidades!

Este magnifico telescópio é, acima de tudo, um empreendedorismo que vai ser nosso, dos terrestres! Ele vai operar, também, com luz que não chega a atravessar a nossa atmosfera e, portanto, numa região do espectro que não estaria facilmente acessível a quem habita na Terra, como eu.

Na minha opinião, James Webb não vai substituir o velhinho e colaborador Hubble! O Hubble utiliza essencialmente luz visível e ultravioleta. Vamos continuar a usufruir das maravilhosas imagens Hubble. O novo telescópio vai completar a ação do Hubble, mas, ao utilizar radiação infravermelha, permitirá, por exemplo, observar galáxias primitivas.

O que mais me fascina no novo telescópio é o gigantesco espelho (seis vezes maior que o do Hubble) e a localização, quando chegar “ao destino”, numa “zona fria” (L2) a 1,5 milhões de quilómetros da Terra. Vai ser lançado na véspera de Natal, pelo foguetão Ariane 5, da Agência Espacial Europeia. Vai demorar aproximadamente três meses para atingir a sua órbita final. O ponto L2 está além da órbita da Lua e, como não podemos ir ao local (eu bem queria!), a manutenção do telescópio será complicada. Isso pode reduzir o seu tempo de vida útil, quando comparado com o Hubble.

Como europeia e professora de Física, não podia estar mais feliz! No dia 24 estejam atentos às notícias e tentem “acompanhar” o lançamento. Que corra tudo bem!

(Texto prometido aos meus alunos do 7º A e7º B)

Alina Louro

Professora EspAcial 2019


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.