5/6.
A diferença no uso de atividades digitais pela Escola Virtual (Grupo Porto Editora) ou pela Aula Digital (Grupo Leya) é enorme. Grande parte dos professores aproveita o maior uso de manuais nas escolas do AEAAG de manuais do grupo Porto Editora (Porto Ed., Areal, Raiz) para usar livremente a plataforma Escola Virtual, que tem muitos recursos e atividades escolares. A Aula Digital é muito pouco utilizada (15% dos professores), sendo também necessária a adoção dos seus manuais (Asa, Texto, Sebenta) para acesso aos recursos. No caso da Escola Virtual, são 71% dos professores da ESAAG a usá-la em cada semana, em doses variáveis.
Quanto à plataforma Classroom, que teve os seus dias de ouro nas aulas não presenciais em período de confinamento, ela é apesar de tudo utilizada na ESAAG em 1 ou 2 dias da semana por cerca de metade dos professores (47%). Há no entanto um quarto dos professores que não a utiliza (26%). As potencialidades da plataforma carecem ainda de maior formação e treino dentro dos departamentos e grupos.
Lembramos de novo que este Estudo foi feito durante 5 semanas junto de um conjunto de 12 docentes da ESAAG de 12 grupos diferentes de modo a apurar do uso de RED em situação de atividade letiva.
Continuamos no próximo post.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.