quarta-feira, 27 de julho de 2022

CALENDÁRIO ESCOLAR 2022/23 Início das aulas a 13 de setembro no AEAAG

 




O Calendário Escolar 2022/23 aprovado pelo Ministério da Educação foi adaptado no AEAAG ao regime de semestres adotado no Agrupamento, sofrendo assim alterações significativas.

Deste modo, as aulas começarão logo a 13 de setembro (terça-feira) para todos os ciclos, para potenciar pausas maiores em momentos posteriores. Depois preveem-se pausas entre 31 de outubro e 2 de novembro, regressando os alunos às escolas no dia 3 de novembro. Os dias 3 e 4 de novembro serão utilizados em todos os ciclos para atividades educativas não-letivas, “de caráter formativo”. No mês de dezembro o pré-escolar e 1º ciclo dão pausa também no dia 2 de dezembro, uma sexta-feira a seguir ao feriado. Em todos os ciclos a pausa do Natal desenvolve-se entre 21 de dezembro (quarta-feira) e 2 de janeiro (segunda-feira), recomeçando portanto as aulas a 3 de janeiro (terça-feira). O fim do semestre decorre entre 23 e 27 de janeiro (2º, 3º ciclos e ensino secundário), altura em que decorrerão as reuniões formais de conselho de turma para avaliação sumativa dos alunos. O pré-escolar e o 1º ciclo não fazem pausa de fim de semestre. A interrupção do Carnaval tem lugar entre 20 e 22 de fevereiro para o 2º, 3º ciclos e ensino secundário, prolongando-se durante toda a semana (até 24) para o pré-escolar e 1º ciclo. A interrupção da Páscoa tem lugar entre 5 de abril (quarta-feira) e 14 de abril (sexta-feira) para todos os ciclos. As datas de final do ano são: 7 de junho para os anos de exame ou prova final (9, 11º e 12º anos); 14 de junho para o 2º ciclo e o 7º, 8º e 10º ano; e 30 de junho para o pré-escolar e 1º ciclo. Em certos momentos intermédios os docentes prestarão informações aos encarregados de educação sobre a situação dos seus educandos.

Com esta estruturação a Direção do AEAAG pretende distribuir melhor os momentos de pausa, potenciar uma avaliação mais equilibrada, almejando também uma alteração nas práticas pedagógicas e de avaliação, com mais trabalho colaborativo e interdisciplinar e mais avaliação formativa, criando simultaneamente melhores condições de bem-estar na comunidade escolar.

A medida foi tomada dentro do Plano Escola+ 21/23 de Recuperação de Aprendizagens, em que o AEAAG participa, tomando também como exemplos outras experiências bem sucedidas de diversas escolas. Mais pormenores na página do AEAAG.

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