segunda-feira, 1 de agosto de 2022

QUE ANDAS A LER? QUE ANDAS A VER? (1) As escolhas do professor Joaquim Igreja

 




Ando a ler o livro “Silêncio” de Susan Cain (Ed. Temas e Debates), uma obra que reflete sobre o que é ser introvertido e sobre a maneira como vemos as pessoas introvertidas, em geral menorizando-as. E a realidade, a História e as individualidades que ficaram na História comprovam que ser introvertido não impede e às vezes promove a autorrealização e o trabalho em favor do bem comum. Há gente que há de sentir sempre aquele nervosozinho quando fala para grandes assembleias, há gente que trabalha melhor na retaguarda, há gente que pode ser destruída pela exposição pública se não souber cuidar de si. É o que este livro de uma americana, também ela introvertida, nos ajuda a perceber. Vale a pena.

Quanto a séries, ando a ver aos domingos na RTP-2 a série “Wakefield”, da estação australiana ABC, uma série sobre a vida num espaço de recuperação de doentes mentais. O protagonista, Nik, é enfermeiro psiquiátrico e vive imerso no mundo dos seus doentes, tendo um dom extraordinário para os compreender e orientar. Mas ao mesmo tempo as experiências que vive acabam por ressuscitar também os traumas da sua vida. O último episódio, do dia 31 de julho, está disponível na box ou na RTP-Play.

Joaquim Igreja (Prof. Bibliotecário na ESAAG e Coordenador do Blogue EXPRESSÃO)

Convidamos os nossos leitores a partilhar durante o mês de agosto o que andam a ler e a série que andam a ver atualmente, juntando um pequeno comentário. Iremos publicando as vossas colaborações  à medida que as recebermos. Escrevam e mandem foto para blogueexpressao@gmail.com

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.