quinta-feira, 4 de agosto de 2022

QUE ANDAS A LER? QUE ANDAS A VER? (4) As escolhas de Maria Cândida Afonso, professora de História na ESAAG

 



Que andas a ler? Que andas a ler?

Responde a professora de História da ESAAG Maria Cândida Afonso:

Terminei de reler O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde (Ed. Relógio d'Água). Um livro que li há muitos anos e com o qual me deparei na estante. As páginas já amarelecidas não impediram que a leitura me trouxesse de novo a impressionante escrita de Oscar Wilde, assim como a perturbante história de Dorian Gray e do seu retrato pintado por Basil Hallward, um artista que se deixou impressionar pela beleza de Dorian, acreditando que essa mesma beleza será a responsável pela nova modalidade na sua arte como pintor. Através de Basil, Dorian conhece Lord Henry Wotton, acabando por se deixar seduzir pela visão do mundo hedonista do aristocrata. Passa a acreditar que a beleza e a satisfação sensual são as únicas coisas que valem a pena perseguir na vida. Dorian sabe que a sua beleza desaparecerá e acaba por fazer uma espécie de pacto com o próprio retrato – envelhecendo este e mantendo-se sempre jovem e belo Dorian. Há em Dorian Gray uma duplicidade moral e uma autoindulgência que seduz e choca a sociedade vitoriana da época. O resto da narrativa será melhor lerem. Acreditem que não se vão arrepender.

 Sobre TV nada tenho a dizer pois raramente vejo televisão. Somente os noticiários e um filme ou outro nos canais específicos.

Por esse motivo acrescento o livro que estou a iniciar: A Angústia da Influência, Uma Teoria da Poesia, de Harold Bloom (Ed. 70). Como resumo: “todo o novo poeta é uma reação aos poetas que o precederam (…) Bloom apresenta a sua visão original das relações entre a tradição e o artista individual. Escrito num estilo pessoal e comovente, ancorado em exemplos concretos, o livro de Bloom sustenta que a angústia da influência não pode ser evitada nem por poetas nem por leitores ou críticos responsáveis.".

Maria Cândida Afonso









Convidamos os nossos leitores a partilhar durante o mês de agosto o que andam a ler e a série que andam a ver atualmente, juntando um pequeno comentário. Iremos publicando as vossas colaborações  à medida que as recebermos. Escrevam e mandem foto para blogueexpressao@gmail.com

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.