sexta-feira, 25 de novembro de 2022

ALEXANDRA CAPELO A propósito de uma frase de Saramago

 

     “Sabemos muito mais do que julgamos,

podemos muito mais do que imaginamos.”  

   Acho que está mais que claro o que Saramago quis dizer com esta frase: que ao longo da vida, nós somos muito subestimados pelos outros e especialmente por nós próprios.

  Todos nós temos a capacidade de fazer algo, e muitas vezes não nos julgamos capazes, mesmo tendo todas as capacidades. Isto pode servir para cada um de nós individualmente, mas também para todos enquanto sociedade.

  “(…), podemos muito mais do que imaginamos.”: anteriormente, mencionei que o contexto da frase também se pode inserir, no contexto de grupo/sociedade. Se nós quisermos, nós podemos. Afinal o nosso “livre arbítrio” serve para alguma coisa. Por exemplo, se nós nos juntássemos todos para fazer alguma mudança significativa no planeta, até podíamos conseguir mudar alguma coisa. No entanto, as pessoas ainda estão muito presas à mentalidade de que “É muito difícil mudar, não vamos conseguir.” - obviamente, que se não tentarmos não conseguimos. Podemos, assim, observar que a “autossabotagem” é algo muito presente no ser humano, intrínseco até. Ao longo de toda a história da humanidade, podemos concluir que grande parte dos problemas vieram da “autossabotagem” e da falta de fé que nós todos temos em nós próprios.

  Na minha opinião, Saramago estava a referir-se à “autossabotagem” que cada um de nós faz a si mesmo, impedindo-nos de atingir metas mais elevadas.

                                                  Alexandra Capelo, 12º E

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.