Olhares Invictos
As
razões desta viagem-aventura são o culminar das aprendizagens transmitidas aos
alunos, por diferentes áreas do saber (Geografia, História, Português, Inglês e
Francês), a consolidação das mesmas in
loco e também o partilhar com os outros a cidade.
No
pretérito dia 19 de janeiro, em pleno rigor do inverno, professores e alunos de
seis turmas do 9.º ano, partiram da escola em autocarro, pelas sete horas da
manhã e, passadas duas horas, por volta das dez, chegámos à Alfandega do Porto.
Iniciámos a visita ao Museu dos Transportes e Comunicações, inaugurado no ano
2000, que ocupa 1280 metros quadrados, e que veio dar uma nova vida ao espaço,
é um dos principais ativos do edifício, pela promoção histórica e cultural. Os
alunos puderam observar a influência do automóvel na sociedade e na economia
contemporânea, nomeadamente os automóveis utilizados pelos diferentes
Presidentes da República Portuguesa. Existem painéis interpretativos
distribuídos pelos corredores ou quiosques multimédia interativos. O edifício
da Alfandega do Porto é muito atraente e elegante, (a reconversão do corpo
central do edifício foi levado a cabo pelo arquiteto Souto Moura,
proporcionando novos usos), foi capaz de gerar uma atratividade e uma dinâmica
que recolocaram a cidade no mapa. Em 1987, por Resolução do Conselho de
Ministros, foi destinado a novas funções (tinha funções aduaneiras, com
embarque e desembarque de mercadorias de navios de longo curso). Também podemos
apreciar o Painel “Ribeira Negra” do Pintor Júlio Resende.
Já no exterior podemos observar a passagem do “Americano” veículo sobre carris que chegou a Portugal pelo Porto, em 1872, com os primeiros veículos de tração animal, agora elétricos, já na viragem para o século XXI.
Por volta das onze horas, entrámos no Museu interativo dos Descobrimentos-World of Discoveries, que abriu ao público a vinte e cinco de abril de 2014. Foi uma autêntica viagem no tempo, pelos mares, reconstrói-se a odisseia dos navegadores portugueses durante a época dos Descobrimentos. Com direito a contactos com algumas figuras da História, como o infante D. Henrique, o Navegador, personagem que dá as boas-vindas aos visitantes. Relembrámos Luís Vaz de Camões que explica alguns dos momentos dos Lusíadas, Ilha dos Amores, das Sereias, etc. Mas o momento que mais impressiona, é a viagem de barco à Conquista de Ceuta, passando pelo Cabo das Tormentas, onde se enfrenta o bravo Adamastor (terrível monstro). Passa-se ainda por florestas equatoriais-tropicais e outros destinos exóticos. No período da tarde, depois do merecido repasto, a chuva era imensa, fomos até ao centro comercial para nos recrearmos. O regresso à cidade mais alta do país decorreu com toda a normalidade e, por volta das 19h30, chegámos à nossa escola.
A componente mais importante
desta visita foi claramente a pedagógica, os alunos viram, ouviram e fizeram
perguntas, e também a socialização. Destaque para o bom acolhimento por parte
das Instituições visitadas e da própria cidade, classificada como Cidade
Património Mundial, pela UNESCO em 1996 e Capital Europeia da Cultura, em 2001.
Saboreámos algumas amostras da nossa suculenta e saborosa cidade, são espaços
histórico-culturais imperdíveis, valorizar o que é nosso merece destaque.
Prof.
João Manuel da Cunha Vaz
28 de janeiro de 2023
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