domingo, 26 de fevereiro de 2023

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA Inês Sacadura e Dinis Teixeira, apurados para a final em Faro, respondem ao EXPRESSÃO

 

Inês Sacadura, do 6º B, e Dinis Teixeira, do 8º F, ficaram apurados para a Fase Final das Olimpíadas de Matemática nas Categorias Júnior e A, respetivamente. A Final tem lugar de 30 de março a 2 de abril no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro. Parabéns a ambos. Eles responderam às perguntas do Blogue EXPRESSÃO.

 

INÊS SACADURA (Categoria Júnior)

Como te sentes após este apuramento?

Sinto-me muito feliz, pois não acreditava que iria passar à fase final. Foi uma surpresa, especialmente porque na minha categoria também estava incluído o 7º ano, ou seja havia alunos mais velhos do que eu a concorrer.

Que tipo de perguntas aparecem nas provas das Olimpíadas?

Normalmente aparecem perguntas que estimulam o raciocínio de estratégia e lógica e exercícios de tentativa e erro.

O que esperas da fase final em Faro?

Espero que corra tudo bem, tanto na viagem, como na prova. Estou na expectativa de conhecer novos amigos que partilham o gosto pela matemática e adquirir novos conhecimentos.

A Matemática é mesmo fixe? O que pensas desta disciplina?

A matemática é mesmo fixe. Desde pequena que gosto de matemática, principalmente dos problemas de lógica.

Deixa uma mensagem àqueles que não gostam da Matemática.

Para quem não gosta de matemática, eu queria dizer que não é preciso adorar matemática para ser bom. Só é preciso esforçarmo-nos um bocado, porque basta estar atento nas aulas, rever bem a matéria e ler bem os enunciados para conseguir ser no mínimo um bom aluno a matemática.

DINIS TEIXEIRA (Categoria A)

Como te sentes após este apuramento?

Sinceramente não estava à espera de passar visto que o caminho até à fase nacional é bastante desafiador. Quando soube que fui apurado, senti que os esforços tinham valido a pena e, claro, senti-me orgulhoso de mim próprio.

Que tipo de perguntas aparecem nas provas das Olimpíadas?

Nas OPM aparecem perguntas que visam criar, incentivar e desenvolver o gosto pela matemática: divergem de perguntas de teste em inúmeras formas, visto que é preciso relacionar o raciocínio lógico com o conhecimento matemático.

O que esperas da fase final em Faro?

Espero que esta fase final em Faro seja uma experiência enriquecedora a nível pessoal e académico.

A Matemática é mesmo fixe? O que pensas desta disciplina?

Penso que esta disciplina é fundamental: não só é interessante como diverge de todas as outras, é uma disciplina que, mesmo involuntariamente, é usada na vida todos os dias, é a verdadeira “linguagem do Universo”.

Deixa uma mensagem àqueles que não gostam da Matemática.

A maioria das pessoas que não gosta de matemática na verdade apenas pensa nela como um “bicho de sete cabeças”. Muitas vezes, se as pessoas lhe dessem uma oportunidade, iriam encontrar a sua verdadeira beleza.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.