“Tempo para ler e pensar” é o nome de uma
atividade do programa ESCOLA A LER que pretende levar os alunos a refletir
sobre a leitura de um livro, de um jornal, de uma revista, de um site. Esta
semana (6 a 10 de março) a Biblioteca Escolar Vergílio Ferreira fez, com turmas do 3º ciclo, 10
sessões dedicadas à análise de dois jornais desportivos, o Record e A
Bola, no dia a seguir ao jogo Benfica - Club Brugge. Que
destaques na primeira página, que temas tratados, que lugar para as modalidades
para além do futebol, que espaço para imagens e texto, que "facilitadores" de leitura, que lugar para o
desporto estrangeiro ou para a informação não desportiva, qual o público a que
estes jornais se destinam: estes foram alguns dos tópicos que levaram os jovens
a procurar informação nos jornais ao fundo da Biblioteca e a debatê-los a
seguir com o professor bibliotecário.
Aqui ficam algumas realidades interessantes que
resultaram destas sessões. Os alunos desconheciam na sua maioria a dinâmica da
feitura de um jornal desportivo centrada num jogo da Liga dos Campeões no dia
anterior à noite, o trabalho de redatores, fotógrafos e paginadores em poucas
horas, a passagem à tipografia em seguida, a distribuição por todo o país
durante a madrugada, as vendas logo de manhã, as Bases de Dados do jornal que
permitem as estatísticas, os quadros de resultados e as infografias. Por outro
lado, os alunos tinham também a perceção de que “tudo aquilo estava na Net”,
apercebendo-se pouco da venda de jornais em papel, da fatia de leitores
atingidos, da crise dos jornais, das assinaturas das edições online, etc.
Finalmente a semelhança entre os dois jornais desvendou mais sobre os seus
leitores, em geral do género masculino, adultos de meia-idade ou idosos,
consumidores também dos canais desportivos por cabo, pouco consumidores de
Internet. Voltamos brevemente com outro género de publicação.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.