quarta-feira, 10 de maio de 2023

A 29 DE ABRIL COM EMOÇÃO Encontro dos finalistas 72/73 cinquenta anos depois

Placa comemorativa dos 50 anos na ESAAG

Sessão Solene dos 50 anos no Salão
 
As boas-vindas do atual Diretor

Os convivas no Salão da ESAAG

Foto oficial dos 50 anos diante da Sé da Guarda

O Encontro de há 25 anos no Hotel Turismo

Logótipo dos Finalistas 72/73

Imagem do Baile de Finalistas 72/73



Finalistas de 72/73 regressam à Escola!

O último sábado de abril começou cedo para muitos dos alunos que, no longínquo ano de 1973, concluíram o ensino secundário, no Liceu Nacional da Guarda.

Era necessário voltar a um lugar onde se tinha sido feliz!

Assim foi! E o toque da campainha, de outros tempos, reviveu-se mentalmente e quase se tornou a ouvir para nos juntarmos, desta vez, numa grande turma.

A chegada foi carregada de muitas emoções… O número de ex-alunos era elevado, uns vindos de perto, outros de regiões mais distantes, desde o norte ao sul do continente e também das ilhas da Madeira e dos Açores.

Depois de breves conversas informais, que marcaram o início de uma jornada de salutar alegria, procedeu-se ao descerramento de uma placa alusiva a este marco histórico para nós, colocada à entrada da que é agora sala de professores da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, escola herdeira, que é, do nosso Liceu.

As diferenças estruturais do edifício da atualidade eram, indubitavelmente, enormes mas todos reconheceram que a essência continuava cá, ao serem identificados espaços tão emblemáticos como as salas de aula, que foram as nossas, e o salão onde se tinham vivenciado rotinas de lazer nos intervalos, mas também momentos marcantes como o célebre baile de finalistas.

E foi no salão nobre da Escola que, seguidamente, se realizou a sessão solene, ainda que intimista, desta efeméride. Estavam connosco e continuaram durante todo o dia dois dos nossos mestres, Dr. António José de Almeida e Dr. António Joaquim Soares, acompanhados pelas suas excelentíssimas esposas.

O Diretor do AEAAG, Dr. José António Carvalho, que igualmente nos honrou com a sua presença e desde a primeira hora com a sua colaboração, deu as boas-vindas a todos, tendo os nossos professores dirigido doutas palavras aos seus alunos de outrora.

Aos nossos convidados, expressámos nós toda a gratidão pelo passado e pelo momento presente!

Rumámos, depois, à Sé Catedral pois a manhã ia já a meio e era de relevante importância agradecer o dom da vida e recordar colegas e professores que já não estavam entre nós.

Este dia memorável continuou com um passeio descontraído, de revisitação das ruas mais icónicas da cidade e da nossa adolescência, até ao Café Concerto do TMG, onde decorreu um almoço de excelente degustação de uma ementa “beirã”, animado pelos acordes e vozes da Copituna d’Oppidana do IPG.

A tarde prolongou-se com muitas conversas e risadas, lembrando histórias de tempos idos que, para a grande maioria, não eram meras reminiscências mas sim memórias vívidas que ansiávamos partilhar uns com os outros [o reencontro anterior tinha sido há 25 anos em moldes similares e também aqui, na nossa cidade].

O tempo foi avançando e, para muitos, era hora de regressar a casa, enquanto outros, como nós, por cá iríamos continuar… no entanto, todos com o firme propósito de nos voltarmos a encontrar, para juntos celebrarmos, novamente, a FESTA da VIDA. 

Maria Teresa Alves

[Professora da ESAAG durante 4 décadas]

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.