terça-feira, 13 de junho de 2023

ENTREVISTA Marco Maio, arquiteto premiado, ex-aluno do AEAAG, respondeu às perguntas do EXPRESSÃO


    


 Marco Maio andou aqui pelo AEAAG e foi agora contemplado com um Prémio Internacional de Arquitetura. Aqui ficam as respostas ao Blogue EXPRESSÃO; desde Praga, na República Checa. 

Que prémio é este que recebeu há algumas semanas?

A entrega dos prémios europeus BIG SEE de arquitetura insere-se no Festival de Arquitetura BIG SEE Architecture Awards que decorreu no passado dia 28 de abril em Liubliana, Eslovénia. Para alem do prémio de arquitetura em paisagismo, fomos reconhecidos e selecionados para receber o Grand Prix Architecture Award 2023 na categoria "Espaço Público e Paisagismo, com o projeto Fibonacci feito aqui em Praga (Grand Prix - BIG SEE Architecture Award 2023 - Winner, BIG SEE Architecture Award 2023 – Czech Republic, Landscape)

Qual a importância deste prémio no contexto da região onde trabalha?

Este prémio reconhece os trabalhos de arquitetura num contexto europeu. O Festival de Arquitetura BIG SEE reúne 21 países com 340 milhões de pessoas naquilo que afirmam ser a região mais atraente e criativa do mundo, a região do Sudeste da Europa, tendo uma visão única da Europa e do resto do mundo.

Como aconteceu ir para a Rep. Checa?

A vinda para a República Checa foi fruto das oportunidades que tive durante estudante. Para além de estudar em Coimbra, estudei um ano em Torino, Italia, e desde aí iniciei um trabalho, como presidente da Associação Erasmus em Coimbra e acolhi centenas de estudantes vindos de todo o mundo. No meu último ano tive a sorte de me cruzar com a Nikol num trabalho feito em parceria com o Grupo de Coimbra (em inglês: Coimbra Group), fundado em 1985 e formalmente constituído por alvará em 1987, é uma rede de universidade europeias que congrega trinta e nove universidades, algumas das quais estão entre as mais antigas e mais prestigiadas da Europa. A partir daí decidi fazer estágio para a ordem dos Arquitetos no Porto e em Praga, onde vivi durante 6 meses. Em 2007 fui novamente contactado para voltar a trabalhar em Praga e iniciei a minha vida pessoal (com a Nikol) e profissional aqui na Rep Checa (2 "casamentos" no mesmo ano).

Como define o seu trabalho e o do seu Gabinete?

O meu trabalho aqui divide-se sobretudo entre o meu gabinete marcomaio.com e a universidade cvut.cz (Universidade Técnica de Praga www.cvut.cz) onde ensino a prática de projeto em arquitetura. Para além deste trabalho, colaboro de momento com a Embaixada Checa no Brasil para promoção da arquitetura checa nesse país, com conferências, exposições e workshops. O trabalho de arquitetura que desenvolvemos aqui no escritório tem diferentes escalas de intervenção, passando acima de tudo por reunir pessoas criativas, sobretudo internacionais, fomentando uma boa dinâmica e prática profissional.

O que ensina, a quem e onde?

Faz 4 anos que fui convidado a ensinar na prestigiada Universidade Técnica de Praga (Welcome to CTU - Public web - Czech technical university in Prague (cvut.cz)). Estou sobretudo responsável por acolher e ensinar estudantes internacionais de mestrado no departamento de arquitetura da universidade. Na universidade tenho o meu estúdio, Marco-Bohaty, e desenvolvemos trabalhos muito práticos com os estudantes, envolvendo-os em práticas socias e de entreajuda com entidades e empresas locais. No ano passado estivemos a ajudar com ideias na reconstrução de 4 aldeias destruídas por tornados aqui na Rep. Checa.

Que relações mantém com a Guarda?

Na Guarda vive a minha família, que prezo muito visitar sempre que me é possível. As pessoas (amigos e familiares) mantêm-me ligado com as minhas raízes. Contudo, profissionalmente, estas raízes são muito importantes, uma questão de identidade e ligação com um passado muito bom vivido na Guarda. As vivências, memórias e aprendizagem seguem sempre na nossa bagagem, e não importa a parte do mundo onde vivemos.

Marco Maio

Fibonacci (bigsee.eu)

WEB www.marcomaio.com

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.