O Conselho Geral (CG) do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque
volta a reunir amanhã, quarta-feira, 21 de janeiro, pelas 18 horas, na ESAAG.
Vai aprovar o Plano Anual de Atividades (aprovação atrasada devida ao
calendário eleitoral do CG); definir as linhas orientadoras para elaboração do
orçamento da escola; e ainda definir linhas orientadoras das atividades de Ação
Social Escolar.
O Conselho Geral deverá também conhecer a resposta do Conselho Pedagógico
(CP) - reunido no passado dia 14 com a sua conclusão no dia 19 - ao pedido de
reapreciação do regime de registo das pontuações nos testes de avaliação
solicitado pelo CG de 9 de janeiro passado. Hoje mesmo foi divulgado na Sala
dos Professores da escola-sede do Agrupamento o teor do documento enviado pelo
CG ao Conselho Pedagógico (CP) após a reunião de 9 de janeiro.
O documento começa por enquadrar este pedido do CG feito a partir de uma iniciativa da Associação de Pais, representada neste órgão. Os conselheiros do CG consideraram não se rever na decisão do CP de 3 de dezembro (que proibiu o registo de pontuações ao lado de cada pergunta nos testes) e não se sentiram esclarecidos relativamente à fundamentação da medida tomada em CP. Fizeram assim aprovar por maioria uma proposta ao Conselho Pedagógico para que se “reconsiderasse” e “repensasse” o regime de registo das pontuações, defendendo o registo da pontuação ao lado de cada pergunta. Argumentou o Conselho Geral que o regime de registo com as pontuações ao lado de cada pergunta orientaria melhor o encarregado de educação e o aluno na consciência das suas aquisições em cada disciplina, ao mesmo tempo que seria também uma salvaguarda para o professor em casos de pedidos de revisão de classificação. “Rigor, clareza e transparência” são palavras repetidas no documento em nome da excelência do ensino no Agrupamento. Amanhã se saberá a resposta do CP.
O documento começa por enquadrar este pedido do CG feito a partir de uma iniciativa da Associação de Pais, representada neste órgão. Os conselheiros do CG consideraram não se rever na decisão do CP de 3 de dezembro (que proibiu o registo de pontuações ao lado de cada pergunta nos testes) e não se sentiram esclarecidos relativamente à fundamentação da medida tomada em CP. Fizeram assim aprovar por maioria uma proposta ao Conselho Pedagógico para que se “reconsiderasse” e “repensasse” o regime de registo das pontuações, defendendo o registo da pontuação ao lado de cada pergunta. Argumentou o Conselho Geral que o regime de registo com as pontuações ao lado de cada pergunta orientaria melhor o encarregado de educação e o aluno na consciência das suas aquisições em cada disciplina, ao mesmo tempo que seria também uma salvaguarda para o professor em casos de pedidos de revisão de classificação. “Rigor, clareza e transparência” são palavras repetidas no documento em nome da excelência do ensino no Agrupamento. Amanhã se saberá a resposta do CP.
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