AUTORES DO LICEU NACIONAL DA GUARDA Biografia e publicações

 

"Escola Sec. Afonso de Albuquerque - 50 anos na Mata Municipal"

AUTORES EDITADOS EM LIVRO

(atualizado em 24/1/2024)

 

AUTORES DO LICEU NAC. GUARDA e ESC. SEC. AFONSO DE ALBUQUERQUE

(professores, funcionários e alunos, por ordem alfabética)

 

*Abílio Alves Bonito Perfeito, professor e reitor do Liceu da Guarda. É autor de dois livros de Grego: a seleta TÁ TÔN ELLENON, em parceria com o Professor Américo da Costa Ramalho e uma Gramática de Grego. Publicou em 1982 Balanço de uma Conta Corrente de Vergílio Ferreira.

Adelino Ribeiro. Escreveu poesia: “Vinte e cinco lágrimas, um sorriso”. Participou ainda na obra coletiva no Est. Pris. Guarda “Vá para fora cá dentro”.

Adriano Vasco Rodrigues, professor (também na ESAAG) e investigador, é autor de vários trabalhos no ramos específico da História. Escreveu “Guarda - Pré-História, História e Arte (Monografia)”, “Celorico da Beira e Linhares : monografia histórica e artística” e “Salvador de Nascimento: Uma Vida - Um Ideal”. Foi também autor de manuais de História para o Ens. Secundário (“História Geral da Civilização”).

Afonso Costa, político. Escreveu, entre outros, “A Igreja e a questão social” e “O Génio de Camões: “Os Lusíadas”, ensaio crítico.”

*Agostinho da Silva, professor na ESAAG. Autor de “Vaca jarmelista nas memórias do Silva da Ima” na col. “Fio da Memória”, CMG..

Albertino Almeida, embaixador e escritor. Autor de “Na Linha dos Confins” e coautor de “Massacres em Luanda”.

Alexandra Santiago, professora de Língua Gestual Portuguesa. Coautora de “Por amor”, livro + CD com narrativas à volta de pessoas surdas.

Alexandre Gonçalves, funcionário da Câmara Mun. Guarda. É autor de “Interpreta - Comunicação e Visão Estratégica”; “Sem Pausa Mas Sem Pressa”; “O Colo da Minha Alma”; e “Os Ruídos do Mundo”. Também participou em várias Antologias de Poesia.

 

Alexandre Luís, professor na UBI. Coordenador da obra “A Língua portuguesa no mundo: passado, presente e futuro” (com Paulo Osório e Carla Luís). Vários artigos científicos em revistas e coletâneas.

Alice Sampaio, natural de Mido, Almeida, estudou Farmácia em Coimbra. Contestatária da ditadura, escreveu “A cidade sem espaço”, “Penélope” e outros.

*Alina Louro, professora na ESAAG. Colaborou em coautoria nos cadernos de exercícios da Raiz Editora “Exercícios de Química 10”, “Exercícios de Física 10” e “Exercícios de Química 11”.

Almerindo Janela Afonso, professor universitário. Autor de obras à volta da educação e das reformas educativas: “Educação Básica, Democracia e Cidadania”, “Avaliação educacional: regulação e emancipação” e “Reformas da Escola Pública” (c/ Licínio Lima), entre outras. É coordenador de obras como “Entre a escola e a vida” (com José Augusto Palhares).

Américo Rodrigues, atual Diretor-geral das Artes, criador e animador cultural na cidade da Guarda. Escreveu teatro, crónica, poesia e outros géneros. Autor de “Património de Afectos”, “Uma pedra na mão”, “A casa incendiada” e muitos outros.

Ana Maria de Jesus Monteiro, professora de filosofia, escreve poesia: “Oxímoro - no intervalo do outrora” e teatro: “A invenção da cor”.

Ana Manso, gestora hospitalar. Autora de “A Guarda e o comboio” (com Francisco Manso) na col. “Fio da Memória”, CMG.

Angelina Bedo Ribeiro, autora de livros na área da dislexia: “O Segredo do João” para público infanto-juvenil e “Dislexia - compreensão, avaliação e estratégias” para profissionais da educação (em coautoria com Ana Isabel Baptista).

Antero Marques, médico, dentista. Autor de crónicas em De Tudo Um Pouco, colaborador do Jornal A Cabra, publicação do Liceu Nacional Afonso de Albuquerque e do semanário A Guarda.

António Bento, professor na UBI. Organizador e coorganizador de “Neoliberalismo, Liberdade, governo”, “Secularização e teoria política”, autor de “Razão de Estado e democracia”, “Maquiavel e maquiavelismo” e outros.

António Brigas Afonso. Jurista e quadro dirigente na Autoridade Aduaneira. Escreveu entre outros “Código dos Impostos especiais de consumo” e em coautoria “Imposto sobre veículos e IUC” (com Manuel T. Fernandes).

*António Correia, professor da ESAAG aposentado. Escreveu “Com Pessoa e sobre pessoas”, em coautoria com Maria do Carmo Correia.

António Godinho Gil, advogado, autor de “Distracção Eréctil, poemas e aforismos”, “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo 2011” (com Daniel Rocha) , coautor de “Cinco novos poetas da Guarda”.

António Joaquim Soares, professor da ESAAG aposentado. Foi Diretor / Presid. Cons. Dir. ou Executivo da Esc. Sec. Afonso de Albuquerque. Autor da monografia "Freguesia de S. Pedro dos Comedeiros do Lugar dos Trinta" e de “A Indústria Têxtil no concelho da Guarda – Subsídios para a sua História”.

António José Dias de Almeida, professor da ESAAG aposentado, coordenador da coletânea “Guarda livros: textos e contextos”. Coordenador da obra “João José Gomes: homem do pensamento e da cultura, homem da palavra e da ação” (c/ José Manuel Romana e Maria Isabel Gomes).

António José Teixeira, jornalista, atual Diretor Informação RTP. Coautor de “Formar leitores para ler o mundo”.

António Manuel Saraiva, arquiteto, ex-diretor do POLIS GUARDA. É autor de “Catedrais de Portugal”, “Guarda - Apontamentos Gráficos e urbanos” e  coordenador de “Marcas mágico-religiosas no Centro Histórico”. 

António Moita Marques, funcionário judicial aposentado. Autor de “As duas faces da guerra colonial”.

António Monteiro da Fonseca, aluno e professor do LNG. É autor de “O canto do sol posto”, “Hino à paz”, e “Álbum de retratos”, entre outros.

António Nabais Caldeira, advogado. Autor de “A minha chama da Mocidade” e “Era uma vez… o Centro da Mocidade Portuguesa na Guarda - memórias de um graduado”.

António Pereira de Andrade Pissarra, professor. Autor de “Terras do Forcão”.

António Sá Rodrigues, jornalista, escreveu “Os Ranchos Folclóricos da Ramela”, “Senhora da Teixeira,  a santa da minha devoção”, Gente como nós I, II e III” (todos na col. Fio da Memória da CMGuarda)

António Vermelho do Corral, professor e investigador. Autor de “Colmeal, a aldeia fantasma de Figueira de C. Rodrigo”, “Medicina popular tradicional. Religião, superstições na cultura ribacudana” entre outros.

*Augusto Barbosa, funcionário ME, autor de um livro de poesia: “Eclipse”

Augusto Gil, jornalista e advogado. “Alba Plena”, “Luar de Janeiro” e “Canto da Cigarra” são das obras mais conhecidas. O poema mais popular é a “Balada da Neve”.

Álvaro de Carvalho, médico, autor de “Rio de Memórias”, “Nas Margens da Medicina”, “Anatomia de um Sequestro” e outros.

Álvaro Pereira Guerreiro, advogado. Autor de “Apontamentos para a História dos Bombeiros Voluntários da Guarda e dos seus Quartéis-sede”.Bárbara Roque Ferreira, médica. Escreveu “Voando com as minhas asas - diálogos entre a Filosofia e a Ciência”.

Bernadette Capelo, professora. Escreveu a narrativa “Escrito a Roxo”. Criou e coordenou na Assoc. Prof. Português a revista “Palavras”.

*Berta Quental Prata, professora da ESAAG. Escreveu em poesia: “Alma Gémea”.

Carlos Adaixo, professor na ESAAG, artista plástico. Para além de muitas crónicas, escreveu 3 romances sobre a sociedade guardense: “Café no centro da cidade”, “Bairro da Caixa” e “O inverno no teu olhar”. O mundo estudantil do liceu está muito presente em “Bairro da Caixa”.

Carlos Alberto Marques, aluno e professor de Geografia no Liceu Nacional da Guarda, autor de Algumas Notas Etnográficas de Riba-Côa, A Serra da Estrela, estudo geográfico.

Carlos Baía, professor. Autor de “O Alpinismo da Memória - história pessoal e muito incompleta do Clube de Montanhismo da Guarda” (col. Fio da Memória CMG).

Carlos Barroco Esperança, professor, cronista e memorialista. Autor de “Pedras Soltas” e “Ponte Europa”.

Carlos Carvalheira, jurista. Escreveu entre outros “Contos do vale da Promissão”, “Nos Confins do Éden”, “O Menino-Rei e “A Ira do Pelicano”.

Carlos Fonseca, engenheiro informático. Autor de “Raiz de Trinta - Associação Juvenil - 11 anos a criar raízes”.

Carlos Galinho Pires, engenheiro. Escreveu narrativas em “De conto a romance”, volumes I e II.

Carlos Luís, professor e político. Escreveu (com Carlos Lajes) “Memórias de Vila do Touro”.

Carlos Tenreiro, trabalhou na Comissão Europeia em Bruxelas. Colaborador do Cadernos do Aquilo, autor de “Cenas da Morte dos Cavalos” e de vários poemas.

César Prata, professor e músico. Escreveu “A Banda da Castanheira” e “Modinhas à moda da Dona Júlia” na coleção O Fio da Memória - CMG.

Cristino Cortes, Reformado do Ministério da Cultura. Poeta e contista com muitos livros publicados,  destacando-se “A Espuma dos Dias Úteis”, “O que fica” e “Contos Escolhidos”. Colaborador habitual da revista “Praça Velha”.

Cunha Simões, escritor. Foi deputado na Assembleia da República. Escreveu “A Guarda in illo tempore e Guarda meu amor”, “Judeus, Portugal e os sentimentos”, “Dr. Sousa Martins - curas e orações” e muitos outros à volta da religiosidade popular.

Daniel Rocha, professor, bombeiro e animador cultural. Escreveu em diversos géneros: “Refrações em três andamentos”, “O convento” e “A casa da memória”, entre outros.

*Domingos Romão Pechincha, professor no LNG. Autor do manual escolar “Alma Pátria, Pátria Alma”.

Dulce Helena Borges, Diretora da BMEL, foi Diretora do Museu da Guarda. Autora de “O Museu da Guarda - entre o passado e o futuro” e “Guarda - roteiros republicanos”, coordenou a Exposição “Guarda - História e Cultura Judaica” e o seu catálogo. Colaborou em publicações variadas com estudos de história local.

Edgar Nasi Pereira, profissional da rádio e cinema. Autor de “Mitos, Feitiços e gente de Moçambique” e de “Tabus e vivências em Moçambique”.

Eduardo Lourenço, professor e ensaísta. Escreveu “Heterodoxias”, “O Labirinto da Saudade”, “Fernando, rei da nossa Baviera” e outros. Deu o nome à Biblioteca Municipal da Guarda.

Eduardo Sucena, publicista e escritor. Dirigiu o jornal académico “A Cabra” nos anos 40 do século passado. Escreveu “Lisboa, o Fado e os fadistas”, “O fabuloso repórter X” e outros.        “Guarda, minha montanha mágica” foi publicado postumamente.

Ernesto Trindade Pereira, advogado e governador civil da Guarda. Publicou “A catedral da Guarda: o seu retábulo”, “O Tejo”, entre outros.

*Elisabeth Morão, professora da ESAAG. Escreve poesia e publicou “Emoções” e “O Homem Maior”.

Fernando Correia, professor, ilustrador científico. É autor, entre outros, de “Macroalgas marinhas da costa portuguesa” (em coautoria com Leonel Pereira). Participou em muitas obras com ilustrações e artigos.

Fernando Pereira Capelo, funcionário aposentado. Autor do livro "Interioridades", recolha de crónicas e textos sobre o mundo rural, a Guarda e as Beiras. 

Francisco F. Esteves Pinto, professor. Autor de “Páginas da Hist. Literária de Portugal - Luís de Camões”; Monografia da Escola Comercial de Vicente Ferreira”; “Panorama da história Literária de Portugal”; publicações variadas no Boletim do Instituto de Angola.

Francisco Inácio Pereira dos Santos, sacerdote e professor. Escreveu “Capitalismo ou comunismo - resposta da sociologia cristã”.

Francisco Manso, gestor hospitalar, historiador. Autor de “A Guarda e o comboio” (com Ana Manso) na col. O Fio da Memória CMG.

Helder Sequeira, professor, jornalista. Autor de “Ladislau Patrício”, “Centro Cultural da Guarda, memória, arte e tradição”, “O dever da memória - um rádio no sanatório da montanha” e “Julgamento e morte do galo do entrudo” (col. O Fio da Memória CMG), entre outros.

Honorato Esteves, aluno e professor da ESAAG e autarca. Autor de “Tecedor de Memórias - José dos Santos Augusto”, “Centro Cultural de Famalicão - vinte anos de animação” (col. O Fio da Memória CMG).

Isabel Coelho Antunes, médica. Autora de “Dr. José Pereira da Silva - médico, filantropo e humanista” (col. O Fio da Memória - CMG).

Inês Catarina Pinto. Editora da revista “Nevoazul”.

Jaime Alberto Couto Ferreira, professor, investigador. Autor de “Hieracita”, “Farinhas, moinhos e moagens”, “Pangeia - Sala do Exame Privado e a tacanhez de um tempo” entre outros.

Jean Pina, empresário. Escreveu, com a colaboração de Elizabete Dente, a narrativa autobiográfica “Jean Pina - de sonhador a promotor”.

Joana Sousa. Autora de “Sonhos que brilham”.

Joaquim Martins, jornalista. Autor de “Casal de Cinza - sete nomes de terra”, “Os segredos da Cozinha” (col. O Fio da Memória - CMG).

*Joaquim Martins Igreja, professor, colunista na imprensa local da Guarda, coordenador do Blogue EXPRESSÃO. Escreveu em 2003 “Os enchidos da Castanheira” na Coleção O Fio da Memória - CMG. Coordenou a obra coletiva ESAAG - 50 anos na Mata Municipal. Escreveu em 2023 o livro de contos "Contos da Flor e do Fruto".

João de Almeida, militar. Autor de “A Guarda capital da Beira”, “A educação do oficial e a formação do chefe”, “Visão do crente” e muitos outros.

João de Almeida Santos, professor na Univ. Lusófona. Escreveu recentemente “Política e democracia na era digital”. Escreveu também “Media e poder: o poder mediático e a erosão da democracia representativa”, “Os inteletuais e o poder”, entre outros.

João Baptista Isabel. Médico e músico amador. Autor de “Quando a neve cai”, “Cântico da montanha”, “Contos Serranos” e outros.

João Luís dos Santos Gil, professor. Publicou “Práticas e memórias lúdico-corporais numa aldeia da Serra da Estrela”.

 

João Manuel Morais Isidro, jornalista, chegou a ser Presidente do Sindicato dos Jornalistas. Publicou “Proscritos à Sobremesa”, obra autobiográfica, para além da numerosa participação em diversos órgãos de informação.

João Neca, ator e encenador.  Autor de “Vela - o Teatro num Lugar” (c/António Manuel Gomes)

João de Oliveira Lopes, radiologista e radialista. Autor de “Porta da Baía”.

João Patrício, jornalista. De entre as suas obras citam-se Augusto Gil e o Amor, Quando as Folhas Caem das Árvores, O Poeta e o Mundo.

Jorge Augusto Maximino, professor. É autor de três livros de poesia - “Língua, barco afectivo”, col. Governo Civil da Guarda/ Côa-Cultural, Guarda - e um de contos.  além de vasta bibliografia ensaística, por exemplo “Philosophie et modernité dans l’oeuvre de Ramos Rosa” e “Ética e alteridade em primeiras estórias”.

Jorge Barreto Xavier, Ex-Sec. Estado da Cultura, Ex-Dir. Geral das Artes. Autor de "Como projetar a educação artística em Portugal", coord. de “Arte e Delinquência” e de “Carta da Cultura do Município de Oeiras”, entre outros.

Jorge Carvalheira, ex-militar e ex-professor, de nome completo Armindo Jorge Sousa Carvalheira. Escreveu “As Aves levantam contra o Vento”, “Mensário do Corvo”, “Portugalmente - Peregrinação da Lapa a Riba-Côa”. Mantém o Blogue Ladrar à Lua, tendo editado em livro com o mesmo nome alguns dos textos.

*José Amado Caramelo, professor na ESAAG. É autor de “Monografia de Trancoso”.

José Amaral Veiga, advogado e autarca. Escreveu poesia: “Impulsos rimados”.

José António Afonso Rodrigues, antropólogo. Autor de “Acompanhamentos fúnebres - rituais funerários em Pousade”, “Marcos de Santidade nos caminhos do Rochoso”, Memórias de dois Giros” e “Cemitérios - a eternização da memória” (os três na col. O Fio da Memória CMG)

José António Alves Ambrósio, professor na ESAAG. Autor de “A Diocese da Guarda através dos seus boletins diocesanos, desde junho de 1915 até junho de 1928”.

José Antunes Serra, professor e investigador. Autor de “Modern genetics”, “Genética Ovina”, “Matter, Life, Mind and Culture in Existential Theory” e muitas outras publicações na área da ciência.

José Augusto Sacadura Garcia Marques  é Juiz Conselheiro do S.P.G. – jubilado. Em 2012 publicou o livro “Palavras Guardadas”, recolha de crónicas do jornal A Guarda.

 José Ferraz Alçada, médico. Autor de livros de contos: “Lince ou gato” e “Anamnese”.

José Luís Tavares Saraiva, solicitador. Autor de “Diário de Guidage – Guiné Portuguesa”

*José Manuel Monteiro, professor na ESAAG, autor de “A (im)perfeição dos dias” e “Nuno de Montemor: alma brava, meiga”

*José Manuel Mota da Romana, professor na ESAAG e posteriormente na UBI. Autor de “O São João na Guarda” (col. Fio da Memória CMG), coord. da “Antologia de Escritores da Guarda”, coordenador de “João José Gomes: homem do pensamento e da cultura, homem da palavra e da ação” (c/ António José Dias de Almeida e Maria Isabel Gomes).

José Manuel Suzano Louro, professor. Coautor de “Cinco novos poetas da Guarda”.

José Pires Veiga, professor. Autor de “Ruas e Moinices das minhas memórias” (col. Fio da Memória - CMG).

José Osório da Gama e Castro, magistrado. Autor de “Diocese e Distrito da Guarda: apontamentos...”

José Ramos Pires Manso, professor. Autor de  “Macrodinâmica e Economia da Energia”, “Curso de Econometria”, “Curso de Estatística”, entre outros.

Júlio Santos, advogado. Autor de “Viagem por mim adentro”, “Berlenga de Agosto e outros contos de encantar”.

Ladislau Patrício, médico e professor. Autor de “A doente do quarto 23”, “Azul celeste”, “Augusto Gil” e outros.

Leandro F. Martins, funcionário da Câmara Mun. Guarda, escreveu “A guerra como eu a vivi - testemunhos de ex-combatentes da Menoita”.

Luís Coelho, diretor criativo na Wunderman Portugal. É autor do livro humorístico “Faz-te homem”.

Luís Teixeira Queirós, empresário. Escreveu “O mundo em transição”.

Luísa Coimbra, funcionária administrativa e radialista. Autora de “Lua” (col. Fio da Memória - CMGuarda)

Madalena Cabral, professora. Autora de “Pínzio, ontem e hoje”.

manuel a. domingos, professor, natural de Manteigas e autor de vários livros de poesia: “Mapa”, “Teorias”.

Manuel Alberto Pereira Dinis, guarda florestal (GNR). Escreveu “Pontos de água e água aos pontos”  (col. Fio da Memória - CMG).

Manuel Alberto Prata foi aluno e professor no Liceu Nacional da Guarda e professor coordenador na ESE do Instituto Politécnico da Guarda. Entre várias obras, escreveu Academia de Coimbra (1880-1920): contributo para a sua História e Imprensa Estudantil de Coimbra.

*Manuel Canaveira de Campos, professor e dirigente. Publicou “A economia social: uma alternativa ao capitalismo”; foi organizador de “As 100 maiores empresas cooperativas” e de “Cooperativas e desenvolvimento”, entre outros.

Manuel Poppe, func. diplomático. Autor de Um inverno em Marraquexe e outras histórias”, “A acácia vermelha”, “José Régio felizmente um homem de província : evocações”, “Crónicas italianas”, entre outros.

Luís Valle, natural de Coja, Arganil, foi professor no Liceu Nacional da Guarda, autor de “Voltaire e o Terramoto de Lisboa de 1755”, “Miguel Torga e a Região de Arganil” entre muitos outros.

*Manuel Santarém Andrade, professor da ESAAG aposentado. Autor de “Augusto Gil - aquilo que a gente sente (antologia)” na coleção Gentes da Guarda.

Márcio Fonseca, professor. Autor de “Guarda os produtos de cá” e “Orações populares do Rochoso” (este na col. Fio da Memória CMG).

Marcos Ferreira, professor universitário na área das Rel. Internacionais. Autor de CRISTÃOS & PIMENTA: a via media na teoria das relações internacionais de Adriano Moreira.

Maria (Cândida) Afonso, professora na ESAAG. Escreveu “Eu diria que nevava”, “Todos os silêncios” e “Asa de Azul” (col. Fio da Memória CMG).

Maria Alexandrina Cavaleiro, professora na ESAAG. Autora de “Dizeres e Saberes… expressões populares”

Maria Antonieta Garcia, ex-professora da UBI. Escreveu uma biografia de Carolina Beatriz Ângelo e várias obras sobre os judeus e o criptojudaísmo e Belmonte e na região beirã: “Os judeus de Belmonte: os caminhos da memória”, “Inquisição e Independência: um motim no Fundão”, “Denúncias em nome da fé”, entre outros.

*Maria do Carmo Correia, professora e psicóloga aposentada. Escreveu “Com Pessoa e sobre pessoas”, em coautoria com António Correia.

Maria Cristina Januário, professora. Autora de “Taberna do Benfica” - 50 anos de dedicação”  (col. Fio da Memória CMG).

Maria Isabel Gomes, aluna e professora da ESAAG aposentada, coordenadora da obra “João José Gomes: homem do pensamento e da cultura, homem da palavra e da ação” (c/ José Manuel Romana e António José Dias de Almeida)

Maria José Neto, professora da ESAAG. Autora de “A toponímia da cidade da Guarda e a construção da memória pública no século XX.”

*Maria de Lurdes Ribeiro, ex-professora. Escreveu poesia: “Um silêncio cheio de rosas”.

Maria Madalena Pires da Fonseca, professora universitária, investigadora. Autora de “O sistema de ensino superior em mapas e em números”, coautora de “Migration, Human Rights and International Skills in higher education”, entre outros.

Maria Teresa Ramos Correia, professora. Autora de “O Terreiro do Forno” (col. O Fio da Memória CMG).

Mário Cameira Serra, professor e investigador. Autor de “O jogo e o trabalho”, “Jogos tradicionais ao serão e na taberna” e autor com Nuno Serra de “A Festa do Magusto da Velha em Aldeia Viçosa”, Memórias do jogo do Beto em Famalicão” e “Festejos de S. Martinho na região da Guarda” (os três na col. Fio da Memória CMG).

Natércia Monteiro, professora na ESAAG. Escreveu “Muros”, dedicado à sua infância e juventude em Monsanto.

Norberto Gonçalves, professor e cronista. Autor de “Brincadeiras da minha meninice” e de “Pedaços de um quotidiano”, “Até a Rotunda é da ti Jaquina” e “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo 2010” (col. Fio da Memória CMG)

Norberto Rodrigues, sociólogo, autor de “À procura do Homem Perfeito”,  “Dos fracos não rezam as histórias” e “Gorka Rúbio: o louco que queria agarrar a morte”.

Nuno Serra, professor. Autor com Mário Cameira Serra de “A Festa do Magusto da Velha em Aldeia Viçosa”, Memórias do jogo do Beto em Famalicão” e “Festejos de S. Martinho na região da Guarda” (os três na col. Fio da Memória CMG).

Pedro Dias de Almeida, jornalista. Escreveu “Poemas e outros poemas”, “Introdução à anatomia das sereias” e “As últimas palavras de Swazo Camacase”.

Ricardo Amaro, engenheiro. Escreveu o romance “Volta amanhã”.

Rodrigo Santos, aluno e professor na ESAAG, autor de muitos livros de poesia em edição de autor, às vezes com o pseudónimo Galo Porno, entre eles: “Lírica para queimar”, “Parerga”, “Anubis”, “Planeta Pã”, “Jarmelismo”.

Rogério Pires, músico. Autor de “Zé dos Ventos” e “Historietas de Martim Afonso”.

Rui Isidro, jornalista e diretor da Rádio Altitude. Coautor de “Julgamento e morte do Galo do Entrudo 2008” (com António Godinho), col. Fio da Memória - CMG.

Rosa Ramos, jornalista e funcionária do MNE. Escreveu com Hugo Ernano “Bala Perdida”.

Susana Adaixo, jornalista e animadora cultural. Autora de “Estórias de Entretela” (col. Fio da Memória - CMG).

Susana Celina Augusto, poetisa, publicou “Aleph Azul”.

Telmo Cunha, nasceu em Almeida, em Agosto de 1943, estudou no Liceu Nacional da Guarda, licenciado em Farmácia, escreveu Estrela de Memória, As Portas da Cruz, A Teia, entre outros.

Teresa Martins Marques, investigadora e professora. Autora de “O homem que venceu Don Juan”, “Carioca de café”, “Leituras poliédricas”, entre outros.

Thierry dos Santos, professor e investigador, atual diretor do Museu da Guarda. Coordenou várias coletâneas sobre realidades da Madeira, por exemplo “Leituras e afetos, uma Homenagem a Maria Aurora Carvalho Homem”. Escreveu a monografia “Comeres e beberes madeirenses em Horácio Bento de Gouveia”.

Vergílio Ferreira, professor. Escreveu “Manhã Submersa”, “Mudança”, “Aparição”, “Alegria Breve”, “Conta Corrente” e muitos outros livros. É, juntamente com Eduardo Lourenço,  o escritor mais prestigiado vindo do Liceu Nacional da Guarda.

Victor Amaral, professor, vereador da CMG. Autor de “O Enterro do Entrudo” (em coautoria com Teresa Oliveira), “Manuel Matias, homem música” (col. Fio da Memória – CMG) e outros.

Victor Manuel Pereira Neves, veterinário. Autor de “Vida e obra do Dr. Pereira Neves, médico-veterinário, escritor e poeta”.Vital Moreira. Professor e político. Escreveu, entre muitos outros, “Nós Europeus”, “A mão visível: mercado e regulação” (c/ Maria M. Leitão Marques) e “A ordem jurídica do capitalismo”.

Virgílio Afonso, funcionário da JAE e jornalista. Autor de “Canção da Beira Serra”, “Toponímia Histórica da Guarda, “Terra Mãe”, etc.

*Virgílio Ardérius, professor, diretor do Terras da Beira, Rádio F, CFAD e ISACE. Escreveu “Reflexões sobre Vergílio Ferreira e a Manhã Submersa”.

Zé Albano, guarda da GNR aposentado. Autor de “Poesia erótica”, “Com malícia nas palavras”, Toponímia da vila do Sabugal”, entre outros.

 

(Os autores com asterisco * não foram alunos mas apenas professores na ESAAG ou LNG)

 

 

1 comentários :

  1. Fernando Pereira Capelo5 de janeiro de 2024 às 20:25

    Pequeno apontamento, se me for permitido. Se o Blog Expressão pretendeu elencar todos os autores (professores, funcionárias e alunos) do Liceu Nacional da Guarda e Escola Secundaria Afonso de Albuquerque cujas publicações detêm qualidade, a lista estará correcta, certamente. Pelo menos, na opinião de quem a elaborou.
    Se a pretensão foi listar todos os que fizeram publicações, o trabalho está incompleto e, por consequência, incorreto.

    ResponderEliminar

Os comentários anónimos serão rejeitados.