sexta-feira, 12 de junho de 2015

NEPSO SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS 5 - 67% dos alunos do 3º Ciclo defendem proibição de fumar em todos os locais de acesso público


Continuamos a analisar os resultados do Inquérito de Opinião ao 3º Ciclo realizado na ESAAG sobre o tema do Alcoolismo e Tabagismo. Trata-se de uma iniciativa do Projeto NEPSO da Fundação Vox Populi assumido na ESAAG por um grupo de 5 alunos do 8º ano.

Uma larga maioria dos jovens do 3º Ciclo inquiridos (66,7%) defenderia a proibição de fumar em todos os espaços de acesso público, incluindo cafés e restaurantes. 27,3% defendem que fumar deve ser proibido em todos os locais de acesso público exceto restaurantes e cafés. Liberdade de fumar em qualquer local só 4,7% o desejam. Os mais velhos e as raparigas são neste campo ligeiramente mais permissivos do que os mais novos e os rapazes.
A situação dos fumadores passivos é aliás muito valorizada pelos respondentes, que acham (82%) que a situação dos fumadores passivos é muito grave pelo prejuízo para a saúde que sofrem involuntariamente. Aliás, quando se pergunta se aceitariam que houvesse proibição do consumo de tabaco nos automóveis particulares quando viajasse mais que uma pessoa, 68,7% aceita isso como normal (66,2% os rapazes, 71,1% as raparigas). A percentagem de apoio a esta ideia sobe se os fumadores passivos forem crianças ou jovens, seja no automóvel (84%) seja em casa (81,3%). Em duas das 3 situações são as raparigas as mais preocupadas com os fumadores passivos. Nos 3 casos os alunos mais novos (12-13 anos) são mais preocupados, chegando aos 81,9% quanto à proibição de qualquer pessoa fumar no carro quando acompanhada por qualquer pessoa (os de 14-16 anos ficam pelos 56,4% a defender esta ideia); os mais novos que defendem a proibição chegam aos 88,9% com crianças e jovens no carro e aos 84,7% com crianças e jovens na mesma divisão em casa. (Foto www.rtve.es)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.