quarta-feira, 17 de junho de 2015

NEPSO VIOLÊNCIA JUVENIL 3 - Só 41% dos alunos do 3º Ciclo gostariam de fazer parte de uma claque

No Inquérito de Opinião aos alunos do 3º Ciclo que temos vindo a analisar, a causa apontada como a mais importante para a violência é a atitude agressiva dos jogadores. Juntando as respostas da causa mais importante e da segunda causa considerada mais importante, 77,5% dos jovens aponta para as atitudes agressivas dos jogadores como o principal factor da violência nos recintos desportivos. Neste caso, as raparigas têm respostas mais contundentes (81,8%) do que os rapazes (72,9%). A causa seguinte é “o fanatismo dos adeptos” (52,4%), muito equilibrado com “a atuação dos árbitros” (51,7%). Nestes dois casos são os rapazes que mais os apontam, concluindo-se assim que há uma maior desculpabilização da atitude dos jogadores pelos rapazes, em detrimento dos adeptos e dos árbitros. Dirigentes e treinadores são vistos como agentes com pouca importância neste âmbito (13,9% apenas, somando as respostas relativas à causa mais importante e à segunda mais importante).
Havendo muitos fenómenos de violência surgidos a partir das claques, perguntou-se aos jovens a opinião sobre estas estruturas. A quase totalidade dos alunos respondentes concorda com a existência de claques nos clubes (94,5%), mas apenas 41,1% gostariam de fazer parte de uma claque. Não há grandes diferenças nas respostas entre rapazes e raparigas mas tanto numa como noutra são as raparigas que mais aprovam a existência de claques (96,1% contra 93,2%) ou que aceitariam fazer parte de uma (44,2% contra 37,8%).

Aquilo que mais atrai os jovens nas claques é a paixão pelo clube a que se pertence com 72,2% das respostas, juntando as respostas do 1.º e do 2.º aspeto mais importante. Seguindo o mesmo critério vem a seguir a capacidade de animar o estádio (62,3%), a força que uma claque exprime (40,4%), a camaradagem (13,9%) e a capacidade de organização (11,3%). A mais votada pelos rapazes é a paixão pelo clube (68,9%) e a mais votada pelas raparigas é a capacidade de animar o estádio (63,7%). (Foto futeboldeataque.blogspot.com)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.