quinta-feira, 18 de junho de 2015

NEPSO VIOLÊNCIA JUVENIL 4 - Alunos do 3º Ciclo consideram relativamente justificável a violência em campo



-É EM ALGUMAS CIRCUNSTÂNCIAS ACEITÁVEL A VIOLÊNCIA EXERCIDA POR UM JOGADOR?
Colocou-se aos alunos do 3º Ciclo esta questão perante 3 hipóteses: em situação de convicção de prejuízo consciente pelo árbitro; em situação de dureza excessiva do adversário; em situação de grande importância do jogo em que se participa para a vitória num troféu.
Na situação em que o jogador tem consciência de que o árbitro está a prejudicar a equipa, a maioria acha justificável a violência (56,9% no total, sendo 19,2% justificável + 37,7% justificável em certas situações), achando isso injustificável 42,4% dos respondentes. Nesta pergunta as raparigas são mais drásticas que os rapazes: só 35% das raparigas acham esta violência injustificável enquanto do lado dos rapazes são 50% a achar a mesma coisa.
Na situação de dureza excessiva do adversário, a maioria acha injustificável a violência (51,7%), considerando 47,7% esta violência simplesmente justificável ou justificável em certas situações. Aqui as diferenças não são grandes entre rapazes e raparigas, mas os rapazes são mais intolerantes para este tipo de violência (54,1%) do que as raparigas (49,4%). Apesar de tudo, é muito elevada ainda a aceitação da resposta à violência com a violência, o que nos surpreende.
No caso da violência exercida em campo para tentar obter com mais facilidade uma vitória importante para um troféu, a maioria não acha ser este um motivo válido para exercer violência considerando isto injustificável - 64,2% (35% acham justificável essa violência pelo menos em certas situações) e com as raparigas mais perentórias do que os rapazes (66,2% contra 62,2%). 
Nas 3 questões os alunos mais velhos (14-16 anos) são mais sensíveis à violência e mais intolerantes a esta do que os mais novos talvez por um grau de maturidade maior. Mas em todos os casos, os números de aceitação da violência (mesmo como resposta a outra violência) são ainda muito elevados. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.