segunda-feira, 8 de junho de 2015

PROJETO NEPSO DA FUNDAÇÃO VOX POPULI Grande maioria dos alunos rejeita o alcoolismo


Um grupo de 5 alunos do 8º ano, turma D, esteve nos últimos meses a fazer um Inquérito de Opinião à volta das substâncias perigosas na adolescência a que 150 alunos do 3º Ciclo da ESAAG responderam (sobre um universo de 496). O projeto está neste momento em fase de avaliação pela Fundação Vox Populi no âmbito do Concurso NEPSO (A Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinião) que culminará com uma apresentação pública em Ponte de Lima a 1 de julho. Durante a presente semana divulgaremos algumas conclusões do Inquérito.

A grande maioria dos jovens inquiridos tem sobre o alcoolismo uma opinião extremamente negativa, considerando que ele degrada a situação física e mental das pessoas. São 77,3% a pensar isto. As raparigas (78,9%) e os alunos mais novos (79,2%) são ligeiramente mais conscientes desta situação. O 9º ano é o ano em que os alunos sem opinião sobre a gravidade do alcoolismo atingem os 20%, muito acima dos outros anos.

Quando se trata de apreciar a imagem de um bêbedo, 73,4% sentem-se desagradados com esta imagem ou lamentam o mal que fazem à saúde. São no entanto ainda 26,6% os que veem isto com indiferença (21,3%) ou até gostam de ver (5,3%). O sexo feminino é menos tolerante à figura ou à realidade de um bêbedo, com a ideia de excesso que isso traz (75% de reprovações contra 71,7% dos rapazes). Quanto às idades os alunos de 14-16 anos aceitam melhor a realidade do bêbedo ou é-lhes mais indiferente (32,1%, contra apenas 20,9% dos 12-13 anos).

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.