terça-feira, 21 de julho de 2015

EXAMES NA POLÉMICA Português, Matemática e Biologia e Geologia


Terminada a segunda fase da Época de Exames Nacionais, é altura de relembrar 3 polémicas dos exames deste ano.
Na primeira fase surgiu a discussão à volta da Prova de Português do 12º ano, motivada pela introdução na Prova de um poema “menos evidente” de Sophia de Mello Breyner. As soluções propostas nos Critérios de Correção não agradaram a alguns críticos e professores, como António Guerreiro e António Carlos Cortez, que consideraram as soluções propostas como limitadoras e enviesantes do sentido do poema. Também neste exame se lançou depois dos resultados a ideia de que certos corretores teriam recebido orientações diferentes de outros, o que não se esclareceu para já.
A Matemática A e a MACS surpreenderam pelos bons resultados mas a SPM e a APM estiveram desta vez de acordo considerando a prova de Matemática A variada e bem feita, tendo cumprido a sua “função avaliativa e reguladora”. A introdução de temas do 10.º ano pela primeira vez levou a uma menor importância do cálculo matemático, da trigonometria e dos números complexos, que em geral complicam as contas dos alunos. O que choca é que, se as notas de exame subiram 2,8 valores, a nota de frequência só subiu 0,2.
Em Biologia e Geologia foi o contrário. O presidente da Associação de Professores de Biologia e Geologia deu à saída do exame na 1ª fase a opinião de que a prova era ajustada mas, depois dos resultados muito negativos, referiu a grande “exigência de competência interpretativa” necessária a um exame deste tipo, mencionando ainda o facto de que exigir-se esta prova no 11.º e não no 12.º leva a que se encontrem ainda alunos com pouca maturidade.
Para pensarmos um pouquinho, aqui ficam 3 textos do jornal Público para reflexão :
3)um inquérito feito à saída do exame de Biologia e Geologia da 1ª fase: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/exame-de-biologia-e-geologia-e-trabalhoso-mas-semelhante-aos-de-anos-anteriores-1699756

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