segunda-feira, 27 de julho de 2015

MANUAIS ESCOLARES É tempo de comprar


Os manuais escolares constituem uma despesa muito elevada no orçamento das famílias nesta fase do ano. As editoras e algumas livrarias fazem uns descontos nesta fase e vale a pena aproveitar. Embora o prazo de adoção esteja estabelecido em 6 anos, a implementação das Metas Curriculares acabou por baralhar as coisas e fez que os manuais adotados se transformassem e passassem a ser outros. É isso que vai acontecer este ano no 9º ano, por exemplo.
Os bancos de livros entretanto organizados não servem de muito quando os livros mudam tão depressa porque os livros oferecidos não são reutilizáveis. Assim, tenha muito cuidado. Por exemplo, se o livro não indicar a referência às metas curriculares ele pode parecer igual mas não é.
O movimento REUTILIZAR está a preparar uma queixa dirigida à Provedoria de Justiça mostrando a falsidade da ideia de gratuitidade do ensino quando se gastam por ano/pessoa várias centenas de euros para manuais. Pede mesmo aos pais que contem as suas dificuldades em www.reutilizar.org para preparar essa queixa. A queixa baseia-se também no facto de que aquilo que o Conselho Nac. de Educação sempre sugeriu, um Sistema de Partilha de Livros na escola, nunca foi implementado apesar de já passada uma década depois da sugestão. A Confederação das Associações de Pais defende também mudanças nesta área incluindo deduções a nível fiscal. Diga-se entretanto que os alunos subsidiados pelo SASE são os únicos a ser apoiados neste âmbito. 
As listas de manuais a adotar em 2015/16 estão afixadas na escola e podem também ser consultadas nas principais livrarias da cidade e em sites como o da Porto Editora, da wook.pt ou da fnac.pt
O gráfico que mostramos a seguir sobre as despesas com manuais é retirado com a devida vénia do jornal Público no artigo que pode consultar em:

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.