quarta-feira, 5 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 3.º CICLO - 9.º ANO Compreender o contexto e os valores das obras

Na sequência da publicação das metas curriculares de Português nos anos do 2.º e 3.º Ciclos, divulgamos agora as do 9.º ano com as respetivas leituras aconselhadas.
Assim, na sequência do desenvolvimento de outras competências de leitura nos anos anteriores, pretende-se no 9.º ano que os alunos continuem a leitura de obras de géneros, autores e épocas diversas, identificando “temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referência”. Neste ano, pede-se já aos alunos que que analisem o ponto de vista de diversos personagens e identifiquem processos de construção ficcional relativos à ordem cronológica real e na narrativa. Interessa ainda que, com o estudo de Os Lusíadas, se reconheçam textos de diferentes géneros dentro do narrativo. Por outro lado, pretende-se que o aluno desenvolva comentários críticos de obras e outros textos reflexivos com base no seu ponto de vista sobre as obras. Finalmente, indo mais além, antecipa-se que o aluno reconheça as relações da obra com o contexto histórico e social, relacionando também valores e ideias desses textos com outras ideias e valores contemporâneos.
As obras de pequeno vulto e as peças de Gil Vicente vêm no manual. Os livros mais longos podem ser consultados abaixo. Porque não começar por exemplo pelas obras de literatura juvenil já em férias? Comecem então por Meu pé de laranja lima (de José Mauro de Vasconcelos) ou pelas Aventuras de João sem Medo (de José Gomes Ferreira) ou ainda pela Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto (adaptação de Aquilino Ribeiro). Uma destas obras será escolhida para aprofundamento. Eis o quadro completo das obras:

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