Na sequência da publicação das
metas curriculares de Português nos anos do 2.º e 3.º Ciclos, divulgamos agora as
do 9.º ano com as respetivas leituras aconselhadas.
Assim, na sequência do
desenvolvimento de outras competências de leitura nos anos anteriores,
pretende-se no 9.º ano que os alunos continuem a leitura de obras de géneros,
autores e épocas diversas, identificando “temas, ideias principais, pontos de
vista e universos de referência”. Neste ano, pede-se já aos alunos que que
analisem o ponto de vista de diversos personagens e identifiquem processos de
construção ficcional relativos à ordem cronológica real e na narrativa.
Interessa ainda que, com o estudo de Os Lusíadas, se reconheçam textos de
diferentes géneros dentro do narrativo. Por outro lado, pretende-se que o aluno
desenvolva comentários críticos de obras e outros textos reflexivos com base no
seu ponto de vista sobre as obras. Finalmente, indo mais além, antecipa-se que
o aluno reconheça as relações da obra com o contexto histórico e social, relacionando também valores e ideias desses textos com outras ideias e valores contemporâneos.
As obras de pequeno vulto e as
peças de Gil Vicente vêm no manual. Os livros mais longos podem ser consultados abaixo. Porque não começar por exemplo pelas obras de literatura juvenil já em
férias? Comecem então por Meu pé de laranja lima (de José Mauro de Vasconcelos)
ou pelas Aventuras de João sem Medo (de José Gomes Ferreira) ou ainda pela
Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto (adaptação de Aquilino Ribeiro). Uma destas
obras será escolhida para aprofundamento. Eis o quadro completo das obras:
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.