Em 99 escolhas de manuais a disciplinas
comuns, os dois Agrupamentos da cidade, o Afonso de Albuquerque e o da Sé,
escolhem na maioria das vezes manuais diferentes. Neste caso vigoram 31 manuais
comuns em 2015/16. Nada que seja de muita admiração dada a grande oferta de
manuais a cada disciplina, sendo vulgar haver dois manuais produzidos por disciplina
em cada editora. No entanto nos diversos ciclos as situações não são iguais.
No 1.º Ciclo só um manual (Inglês, do 3º ano) é comum a
todas as 25 escolas dado que as escolhas eram feitas em separado até há pouco
tempo (antes de terem sido integradas nos atuais agrupamentos), passando-se algo de
idêntico no 2.º e 3.º Ciclos, em que são 4 as escolas a oferecer os mesmos anos: Santa
Clara, Sé, S. Miguel e Sequeira no 2.º Ciclo e as últimas 3 mais a ESAAG no 3.º
Ciclo. Verificam-se assim em várias disciplinas destes 2 ciclos 3 manuais
diferentes na Guarda (em Matemática e Ciências Naturais no 5.º e 6.º anos e a
Educação Musical e Educação Física no 5.º ano). No entanto no Ensino Secundário (lecionado
na ESAAG e na Esc. Sec. Sé) dois terços das disciplinas (22 em 33) têm manual
comum.
As escolhas fazem-se agora a nível
de agrupamento, fazendo que todas as escolas de um agrupamento com os mesmos
anos de escolaridade passem a selecionar os mesmos manuais. A diversidade de escolhas
baseada na diversidade das escolas e de projetos educativos não é por si uma
realidade negativa, possibilitando o confronto de experiências e uma maior
realização por parte de quem escolhe, os professores do agrupamento. Sendo os
manuais um instrumento fundamental em que os programas das disciplinas se
realizam e muitas vezes os únicos livros que os alunos leem durante um ano,
exigem-se escolhas responsáveis por parte dos agrupamentos e que satisfaçam
simultaneamente alunos e professores.
No entanto, outros pensam que,
tendo em conta a semelhança de públicos e de territórios educativos (e dos
respetivos projetos educativos), o manual poderia bem ser o mesmo na zona dos
dois agrupamentos do concelho da Guarda, o que facilitaria também a
reutilização e poupança de recursos por parte das famílias que poderiam mais
facilmente obter os manuais usados. Bastaria para isso que houvesse vontade dos
dois agrupamentos de juntar os professores na fase do ano destinada a essa
seleção. Uma ideia a ponderar para os próximos anos.
Aqui fica o quadro:
ESCOLHAS DE MANUAIS NOS
AGRUPAMENTOS AFONSO DE ALBUQUERQUE E DA SÉ
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
10º
|
11º
|
12º
|
|
Nº de disciplinas em comum nas
escolas dos dois Agrupamentos*
|
3
|
3
|
4
|
3
|
9
|
9
|
12
|
12
|
11
|
12
|
12
|
9
|
Nº de adoções do mesmo manual nas
escolas dos dois Agrupamentos
|
0
|
0
|
1
|
0
|
2
|
2
|
0
|
1
|
3
|
9
|
8
|
5
|
MÉDIA:
31,3% de manuais comuns em todos os
ciclos
|
7,7% de manuais comuns a todas as
escolas do 1.º Ciclo (25 escolas)
|
22,2%
de escolhas comuns a todas as
escolas do 2.º Ciclo (4 escolas)
|
11,4%
de escolhas comuns a todas as
escolas do 3.º Ciclo (4 escolas)
|
66,7% de escolhas comuns nas escolas
com Ensino Secundário (2 escolas)
|
*em que há efetivamente um manual em
vigor
(Recolha de informação em wook.pt)
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