sexta-feira, 7 de agosto de 2015

MANUAIS ESCOLARES NO 1º E 2º CICLOS Gailivro e Texto Editores dominam escolhas em cada Ciclo no Agrupamento

Analisadas as escolhas de manuais pelos órgãos do Agrupamento, chegamos à conclusão de que a Gailivro (do grupo Leya) domina as escolhas no 1º Ciclo, seguida de perto pela Porto Editora (do mesmo grupo da Areal, em 3º lugar). Eis os números de cada editora para um total de 11 escolas do 1º Ciclo no Agrupamento:  



Escolas a adotar a Gailivro
Escolas a adotar a Porto Editora
Escolas a adotar a Areal
Escolas a adotar a Santillana

ANO
Português: 8

Português: 3
Est. Meio: 6
Matemática: 11


Est. Meio: 5


ANO
Português: 8
Português:3
Est. Meio: 3



Est. Meio: 8


ANO
Português: 8
Est. Meio: 8



Mat.: 11
Português: 3
Est. Meio: 3

Inglês: 11


ANO
Português: 8
Est. Meio: 8
Mat.: 8
Português: 3
Est. Meio: 3
Mat.: 3


TOTAL
56
46
17
13

De referir que neste Ciclo há ainda livros diferentes entre escolas na maior parte das disciplinas / anos devido ao facto de pertencerem até há dois anos a agrupamentos diferentes. No 3º ano verifica-se já que a Matemática e a Inglês os manuais são iguais em todo o Agrupamento. As escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque são a Adães Bermudes, Augusto Gil, Bonfim, Espírito Santo, Lameirinhas e Santa Zita (urbanas) e Famalicão, Gonçalo, Maçainhas, Trinta e Videmonte (rurais).
No 2º Ciclo, em Santa Clara, no 5º ano, a Texto Editores recebeu a aprovação em 7 disciplinas, seguindo-se a Areal Editores com 5. O SNEC (Secretariado Nacional para a Educação Cristã) edita os livros de Educação Moral e Religiosa Católica.
De referir que as editoras Gailivro, Asa, Sebenta e Texto pertencem ao Grupo Leya e a Raiz / Lisboa Editora e a Areal Editores fazem grupo com a Porto Editora. A Santillana funciona independente das outras.
Eis o quadro completo do 2º Ciclo:


Texto Ed.
Areal Ed.
Porto Ed.
Santillana
Sebenta
SNEC
5º ano
4
2
1
1
1
1
6º ano
3
3
2
1
-
1
TOTAL
7
5
3
2
1
2

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.