Aqui fica a mensagem de apresentação da Semana pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), sob o lema "ELOS DE LEITURA":
A 10ª edição da Semana da Leitura
propõe-se convidar as escolas das redes pública e privada a dinamizarem
ambientes festivos que envolvam as suas comunidades educativas e a população em
geral em iniciativas plurais, que deem visibilidade à leitura como prazer e a
tornem presente em todos os momentos e em qualquer lugar. A festa da leitura e do prazer de ler poderá
ser, para os que assim o entenderem, uma oportunidade para se evidenciar a
universalidade da Palavra e se criarem momentos de reflexão em torno de
questões tão atuais como a globalização e o entendimento entre os povos.
Na verdade, a globalização
coloca-nos hoje numa encruzilhada em que a diversidade cultural, base de
sociedades multiculturais, nos obriga a repensar formas de diálogo entre
culturas, que conduzam a um entendimento duradouro entre os povos. Entidades
como a ONU ou a UNESCO inserem nas suas
agendas, como assunto fulcral, a necessidade de aprendermos a viver
juntos, adquirindo competências que nos
permitam encarar com sucesso a complexidade de um mundo heterogéneo. Estamos
perante a necessidade de novas abordagens que fomentem uma literacia cultural,
salvaguarda do património comum da Humanidade. Olhar de frente a mudança global
é aprender a pensar global. É na educação que devemos apostar para aprendermos
a integrar a diversidade, no quadro do respeito e do entendimento mútuos. A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a
multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam
a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores
universais, unindo-nos em torno dos
direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.
Neste quadro, entre 13 e 19 de
março de 2016, a Semana da Leitura vem desafiar, mais uma vez, as escolas a
fazerem a festa do livro e da leitura. Tradicionalmente dinamizada no mês de
março, esta iniciativa tem-se revelado um importante contributo para evidenciar a leitura junto das crianças e dos
jovens que frequentam as nossas escolas, marcando, simultaneamente, a sua
presença junto da população em geral, quer pela aproximação das escolas às suas
comunidades, quer pela intervenção conjugada de bibliotecas públicas e de
diferentes entidades da sociedade civil que, voluntariamente, se associam a
esta celebração anual. A Semana da
Leitura surge, pois, como uma grande festa, que envolve não só escolas e
encarregados de educação, mas também autarquias, empresas, assim como
escritores, artistas, jornalistas, atores ou individualidades públicas, que
desenvolvem atividades de leitura junto das populações, ultrapassando-se em
muito a velha sala de aula pela apropriação do espaço público - bibliotecas,
mercados, praças, cafés, restaurantes, livrarias, papelarias, cabeleireiros ou
jardins – que se tornam espaços de festa onde todos são bem-vindos e se
criam “ELOS de LEITURA”.
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