Hoje pelas 10h20 teve lugar no Grande Auditório da ESAAG um colóquio com Adriano Vasco Rodrigues no âmbito do projeto TERRA DA ESCRITA, projeto de cooperação entre a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e os dois agrupamentos da cidade. A conversa foi com os alunos do 10º ano de Humanidades. Na mesa, para além de Adriano Vasco Rodrigues, estiveram Américo Rodrigues, diretor da BMEL; Joaquim Igreja, professor bibliotecário da ESAAG; e Maria de Jesus Prata, uma das professoras de História do 10º ano.
Depois de uma introdução pelos responsáveis da BMEL e da Biblioteca da ESAAG, duas alunas apresentaram a biografia de Adriano Vasco Rodrigues. Em seguida este começou por traçar algumas linhas do seu percurso de professor e investigador, que passou pela Guarda, pelo Porto, mas também por Angola e por Bruxelas, onde dirigiu a Schola Europaea. Em seguida focou a história da Guarda desde a pré-história, passando pelos romanos e pelos primeiros reis de Portugal. Não deixou de falar na Estação Arqueológica do Mileu e no Cabeço das Fráguas, dois sítios arqueológicos que estudou com profundidade. O tema da presença judaica na Guarda e na região esteve também em foco nas perguntas do público, levando Adriano Vasco Rodrigues a falar das comunidades de Trancoso, Guarda e Belmonte, frisando até que a presença judaica foi de tal maneira forte que muitos de nós temos sangue judeu sem o sabermos. Como professor, foi salientando sempre nas suas intervenções a necessidade de implementar na educação uma cultura de exigência mas também de apoio aos alunos, sempre com muita organização e disciplina.
De referir também que Adriano Vasco Rodrigues foi aluno e professor no Liceu Nacional da Guarda, respetivamente nos anos 40 e 50 do século passado.
De referir também que Adriano Vasco Rodrigues foi aluno e professor no Liceu Nacional da Guarda, respetivamente nos anos 40 e 50 do século passado.
Em coordenação com a Biblioteca Escolar, participaram na organização da sessão as professoras de História Maria de Jesus Prata e Maria José Neto.
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