Colocámos ao Grupo de Matemática algumas questões sobre a Prova de Exame de Matemática A, habitualmente muito difícil para a generalidade dos alunos. Eis as respostas da Delegada de disciplina, Maria Isabel Amaral:
A disciplina de Matemática A do
Ens. Secundário é uma disciplina exigente? Em que aspetos?
A disciplina de Matemática A é
exigente no aspeto de exigir muita prática. Além dos conhecimentos teóricos exige
um raciocínio elaborado que, na maior parte das vezes, relacione muitos
conteúdos e depois desta relação se esquematize um raciocínio lógico para posteriormente
se efetuarem os cálculos.
Exige uma interpretação muito
correta do enunciado, pois uma simples vírgula modifica completamente o
raciocínio.
Mesmo com bons conhecimentos e bom
raciocínio, os lapsos que acontecem frequentemente são penalizadores, pois se
um lapso implica um grau de dificuldade menor para a resolução de um
exercício, a penalização é grande.
A gestão do tempo também é
imprescindível.
Conjugar tudo isto exige muita
prática para a probabilidade de errar ser menor.
A que se devem os baixos
resultados em Matemática A em exame?
Os baixos resultados devem-se a
diferentes fatores. Alunos com bons conhecimentos e muitas horas de prática
estão sujeitos a uma pressão muito grande no dia do exame. A disciplina de
Matemática A é específica para a generalidade dos cursos na área de ciências.
A Matemática é uma disciplina
sequencial, não permite que "as gavetas estejam fechadas", ou seja,
todos os conteúdos programáticos de doze anos de escolaridade têm de estar
presentes. A esmagadora maioria dos alunos vai transitando de ano para ano com
poucos conhecimentos pois o sistema permite isso.
Quais os diversos géneros de
perguntas que saem em exame em Matemática A ?
Há um primeiro grupo com oito
questões de escolha múltipla e um segundo grupo com questões de resposta aberta
e que podem incluir uma composição e /ou uma ou mais demonstrações e / ou uma
questão para ser resolvida com a calculadora gráfica; esta questão, normalmente, exige um raciocínio prévio, equacionar o problema e posteriormente a utilização
da calculadora.
Que tipo de falhas é que têm sido
detetadas em cada ano nas respostas dos alunos em exame em Matemática A?
As maiores falhas são nas questões
que não apresentam a tipologia de rotina.
Os alunos têm de treinar muitas questões
e com um grau de dificuldade elevado para não serem surpreendidos com questões
de raciocínio mais elaborado.
Que lições é que é possível tirar
para:
A teoria tem de ser bem explicada e devem-se praticar muitos exercícios, sobretudo com grau de dificuldade elevado.
Tem de ser a continuação do
trabalho efetuado na aula. O tempo letivo só permite uma pequena parte do
treino, o resto tem de ser complementado em casa.
O aluno também tem de aprender a
ter confiança em si, controlar a ansiedade e gerir bem o tempo. Se fez um bom
treino, terá sucesso, controlando estas variáveis.
Alunos que se iludem com pouco
estudo e pouco treino não podem esperar grandes resultados.
(Imagem diariodigital.pt)
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.