Colocámos ao Grupo de Português algumas questões sobre os cuidados a ter em conta no exame de Português do 12º ano. Aqui ficam as respostas que ficarão depois arquivadas na Página ESTUDAR PARA OS EXAMES do Blogue das Bibliotecas do AEAAG.
1)A disciplina
de Português do 10º-11º-12º ano é uma disciplina exigente? Em que
aspetos?
É. Na questão da interpretação de
textos exige um domínio bastante razoável das técnicas de análise textual. Por
outro lado, o desenvolvimento dos temas propostos, se o aluno dominar bem a
estruturação dos textos, não oferece grandes dificuldades. Já no grupo II exige
dos alunos muita atenção ao texto e domínio de conhecimentos gramaticais.
2)Como se podem
caracterizar os resultados no exame do 12º ano?
Os resultados têm sido ligeiramente
inferiores às classificações obtidas na avaliação interna. No entanto, as
classificações de exame não avaliam a oralidade que tem um peso relativamente
grande nos critérios de avaliação definidos pelo ministério.
3)Quais os diversos
géneros de perguntas que saem no exame em Português?
No Grupo I, avaliam-se
conhecimentos e capacidades de Leitura e de Expressão Escrita através de itens
de construção. Este grupo inclui duas partes: A e B. A parte A, com uma
cotação de 60 pontos, integra um texto, selecionado a partir do corpus
literário do 12.º ano, que constitui o suporte de itens de resposta
restrita. A parte B, com uma cotação de 40 pontos, é constituída por itens
de resposta restrita sobre conteúdos declarativos do 10.º ou do 11.º anos
relativos ao domínio da Leitura, podendo apresentar um suporte textual. No Grupo I, além da interpretação de
textos/excertos em presença, a resposta
aos itens pode implicar a mobilização de conhecimentos sobre as obras estudadas.
No Grupo II, avaliam-se
conhecimentos e capacidades de Leitura e de Funcionamento da Língua. Este
grupo, que tem como suporte um texto (por exemplo, uma crónica, uma entrevista,
um artigo informativo, uma apreciação crítica), pode incluir itens de seleção e
de construção.
O Grupo III, em que se avaliam conhecimentos e
capacidades no domínio da Expressão Escrita, é constituído por um item de
resposta extensa. Este item apresenta orientações no que respeita à tipologia
textual, ao tema e à extensão (de 200 a 300 palavras).
4)Que tipo de
falhas é que têm sido detetadas em cada ano nas respostas dos alunos em exame
em Português?
Há falhas a nível da interpretação
do texto porque, como se trata de textos literários, os alunos têm dificuldade em entender a
mensagem do autor. No entanto, o grupo em que a maioria dos alunos falha é o II
porque, em situação de exame, o aluno não tem a calma suficiente para optar
pela alínea correta. (Aliás é uma situação que se verifica também nos outros
exames em que há perguntas de escolha múltipla.)
5)Que lições é
que é possível tirar destas falhas para:
a)o trabalho em aula?
Os Professores têm treinado os
tipos de perguntas que normalmente surgem nos exames e os alunos, se estiverem
atentos, podem beneficiar e muito com esta situação. Há cada vez maior preocupação
da parte dos docentes em preparar os exames, não descurando as outras
componentes educacionais.
b)o estudo em casa?
Um bom método de estudo é preparar
as aulas diariamente. Além disso, um estudo baseado em questões semelhantes às
do exame é uma boa opção. Tentar resolver os exames dos anos anteriores é um
bom exercício para obter êxito no exame final.
c) o momento do exame?
No exame a recomendação que se faz
é que leiam o exame todo, para avaliar o grau de dificuldade de cada grupo.
Feita essa avaliação, os alunos devem começar pelo grupo que consideram menos
complicado para não perderem demasiado tempo a pensar nas respostas. Assim, se
deixarem para o final o grupo que lhes oferece maior dificuldade, terão mais
tempo para pensar nas respostas a dar.
O GRUPO DE PORTUGUÊS
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