terça-feira, 24 de maio de 2016

EXAMES DO 12º ANO Grupo de Português responde a perguntas sobre Exame

    Colocámos ao Grupo de Português algumas questões sobre os cuidados a ter em conta no exame de Português do 12º ano. Aqui ficam as respostas que ficarão depois arquivadas na Página ESTUDAR PARA OS EXAMES do Blogue das Bibliotecas do AEAAG.

1)A disciplina de Português  do 10º-11º-12º ano é uma disciplina exigente? Em que aspetos?
É. Na questão da interpretação de textos exige um domínio bastante razoável das técnicas de análise textual. Por outro lado, o desenvolvimento dos temas propostos, se o aluno dominar bem a estruturação dos textos, não oferece grandes dificuldades. Já no grupo II exige dos alunos muita atenção ao texto e domínio de conhecimentos gramaticais.

2)Como se podem caracterizar os resultados no exame do 12º ano?
Os resultados têm sido ligeiramente inferiores às classificações obtidas na avaliação interna. No entanto, as classificações de exame não avaliam a oralidade que tem um peso relativamente grande nos critérios de avaliação definidos pelo ministério.

3)Quais os diversos géneros de perguntas que saem no exame em Português?
No Grupo I, avaliam-se conhecimentos e capacidades de Leitura e de Expressão Escrita através de itens de construção. Este grupo inclui duas partes: A e B. A parte A, com uma cotação de 60 pontos, integra um texto, selecionado a partir do corpus literário do 12.º ano, que constitui o suporte de itens de resposta restrita. A parte B, com uma cotação de 40 pontos, é constituída por itens de resposta restrita sobre conteúdos declarativos do 10.º ou do 11.º anos relativos ao domínio da Leitura, podendo apresentar um suporte textual. No Grupo I, além da interpretação de textos/excertos em presença, a resposta aos itens pode implicar a mobilização de conhecimentos sobre as obras estudadas.
No Grupo II, avaliam-se conhecimentos e capacidades de Leitura e de Funcionamento da Língua. Este grupo, que tem como suporte um texto (por exemplo, uma crónica, uma entrevista, um artigo informativo, uma apreciação crítica), pode incluir itens de seleção e de construção.
 O Grupo III, em que se avaliam conhecimentos e capacidades no domínio da Expressão Escrita, é constituído por um item de resposta extensa. Este item apresenta orientações no que respeita à tipologia textual, ao tema e à extensão (de 200 a 300 palavras).

4)Que tipo de falhas é que têm sido detetadas em cada ano nas respostas dos alunos em exame em Português?
Há falhas a nível da interpretação do texto porque, como se trata de textos literários,  os alunos têm dificuldade em entender a mensagem do autor. No entanto, o grupo em que a maioria dos alunos falha é o II porque, em situação de exame, o aluno não tem a calma suficiente para optar pela alínea correta. (Aliás é uma situação que se verifica também nos outros exames em que há perguntas de escolha múltipla.)
5)Que lições é que é possível tirar destas falhas para:
   a)o trabalho em aula?
Os Professores têm treinado os tipos de perguntas que normalmente surgem nos exames e os alunos, se estiverem atentos, podem beneficiar e muito com esta situação. Há cada vez maior preocupação da parte dos docentes em preparar os exames, não descurando as outras componentes educacionais.
   b)o estudo em casa?
Um bom método de estudo é preparar as aulas diariamente. Além disso, um estudo baseado em questões semelhantes às do exame é uma boa opção. Tentar resolver os exames dos anos anteriores é um bom exercício para obter êxito no exame final.
   c) o momento do exame?
No exame a recomendação que se faz é que leiam o exame todo, para avaliar o grau de dificuldade de cada grupo. Feita essa avaliação, os alunos devem começar pelo grupo que consideram menos complicado para não perderem demasiado tempo a pensar nas respostas. Assim, se deixarem para o final o grupo que lhes oferece maior dificuldade, terão mais tempo para pensar nas respostas a dar.
O GRUPO DE PORTUGUÊS

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