57% dos alunos leem na íntegra os
livros de leitura integral do programa de Português no 3.º Ciclo e Secundário.
Quando se trata de livros de leitura recreativa, a percentagem sobe aos 80%. A
alternativa é o recurso aos resumos e filmes. Recorrem muitas vezes a resumos e
filmes nas leituras do programa 19% de alunos (13% na leitura recreativa), 36%
algumas vezes (22% na leit. recreativa) e 45% nunca ou raramente (64% na
leitura recreativa).
No entanto só 8% dos alunos, sejam
rapazes ou raparigas, acham reprovável este recurso aos filmes e resumos. 38%
dos rapazes (25% das raparigas) acham este hábito normal e aceitável e 54% dos
rapazes e 67% das raparigas, ou seja 61% na globalidade, embora não aprovando,
não acham a atitude muito grave. 82% dos alunos (77% dos rapazes e 85% das
raparigas) acham o número de obras que têm de ser lidas na escola como
“normal”.
Diante da pergunta sobre o número
de livros lidos de setembro a março (tanto em leitura obrigatória como recreativa),
31% referem ter lido três ou mais livros, 60% um ou dois livros e 9% não leram
qualquer livro. Mais do que 3 livros só 11%. Separando por sexos, a fatia dos
que leram três livros ou mais é maior nas raparigas (34% contra 28%), sendo
maior nos rapazes a fatia dos que não leem qualquer livro (15% contra 4% das
raparigas). Quanto à leitura de livros digitais (e-books), este hábito ainda é
raro, havendo 51% que nunca leram qualquer livro digital nos dois últimos anos
letivos.
O estudo foi feito por inquérito
escrito e anónimo no passado mês de março a 2 turmas do 3.º Ciclo (8.º e 9.º ano)
e 2 turmas do Ensino secundário (11.º e 12.º anos), num total de 87 alunos. O Inquérito foi realizado pela Biblioteca Escolar no âmbito da Semana da Leitura (14 a 18 de março).
(Cartaz de Samanta Pratuseviciute (9º B))
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