O CRTIC da Guarda, em colaboração com
o CFAE Guarda-Raia, promoveu uma Ação de Formação, subordinada ao tema “O
Papel dos Professores na Inclusão dos alunos – Adequações Curriculares
Individuais – como fazer?” que se realizou no passado dia 30 de novembro,
pelas 14 horas, no Auditório da Escola Secundária Afonso de Albuquerque.
Esta Ação de Formação foi certificada como Ação de curta duração pelo CFAE
Guarda-Raia.
A abertura da sessão foi realizada
pelo Diretor do CFAE Guarda-Raia e pela responsável do CRTIC, que salientaram a
importância deste tipo de eventos, sensibilizando os presentes para a
necessidade de adotarem práticas educativas efetivamente promotoras da
inclusão.
A formação teve como oradores os
professores Inês Filipe, Mestre em Psicologia Educacional, professora de Educação Especial
e formadora certificada nesta área e Júlio Coincas, professor e formador certificado na área de Educação
Especial , tendo contado com a presença de cerca
de 100 participantes.
Ao longo desta formação
pretendeu-se refletir sobre as questões ligadas à elaboração das “Adequações
Curriculares Individuais”(ACI), previstas no Decreto-Lei n.º 3/2008 e
transmitir alguns conhecimentos que dotem os docentes de competências
teórico-práticas que os ajudem na correta realização e implementação das ACI.
No final da Ação de Formação houve
um espaço para os participantes partilharem saberes e experiências e colocarem
dúvidas, num contínuo desenvolvimento pessoal e profissional, demonstrando muito
interesse e cooperação.
Foi na nossa opinião e na opinião
dos participantes e formadores, uma formação muito enriquecedora ao nível
pessoal e profissional.
A Equipa CRTIC-Guarda
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