O projeto que Felipe Melo, estudante brasileiro do IFSMG
(Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Brasil) está a desenvolver na
Escola Augusto Gil em ligação ao IPG consiste na utilização de jogos da LEGO
para que os pequenos alunos do 1º ciclo aprendam a resolver situações-problema
e progridam assim nas capacidades matemáticas. Os alunos ficam assim a perceber
melhor a relação entre a realidade e aquilo que aprendem em ambiente de aula. O
projeto pretende pois fazer “pensar, desenvolver o raciocínio, fazer planos, colocar perguntas”, pondo
em movimento os princípios de George Polya, matemático húngaro que “caracterizou
bem as heurísticas, que descrevem as fases de resolver um problema”, conforme refere a apresentação do projeto.
Começar a
incutir nos miúdos a necessidade de resolver problemas é assim a tónica desta iniciativa. Os alunos
concretizam isso através dos jogos Kokoriko, Shave the Sheep e Pirate Plank. A
apresentação dos jogos pode ser vista no Youtube. Vejam por exemplo a do Kokoriko:
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.