quarta-feira, 10 de maio de 2017

HOJE ÀS 18 HORAS Conselho Pedagógico reúne sobre flexibilidade do currículo em 2017/18


     Hoje às 18 horas tem lugar um Conselho Pedagógico extraordinário sobre o currículo flexível, que se pretende aplicar nas escolas em 2017/18. A implementação do novo sistema será ainda a nível de experiência-piloto em moldes que as escolas deverão definir. É isso que o Conselho Pedagógico irá debater hoje. 
     O secretário de Estado da Educação, João Costa, numa nota de abertura publicada hoje no NOESIS - Notícias da Educação, refere as potencialidades do currículo flexível, dando às escolas a hipótese de enriquecer as "aprendizagens essenciais", a oportunidade de recuperar atrasos na aprendizagem, a possibilidade de valorizar componentes do saber muitas vezes esquecidas, como as artes ou o trabalho experimental, a oportunidade de integrar componentes de natureza regional, a possibilidade de pôr os alunos a pesquisar autonomamente, de explorar novas formas de expressão dos conhecimentos e de desenvolverem trabalhos de projeto. 
     Como exemplos de organização o secretário de Estado refere a fusão de disciplinas em áreas disciplinares ou o funcionamento alternadamente disciplinar e multidisciplinar; fórmulas de desenvolver trabalho prático e experimental; inclusão de projetos de forma rotativa; partilha de horas de certas disciplinas para trabalho multidisciplinar; organização de disciplinas de modo trimestral e semestral; criação de disciplinas de índole local com contributos interdisciplinares. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.