domingo, 4 de junho de 2017

ENTREVISTA Mariana Almeida esteve na seleção sub-16


Mariana Almeida, do 10º A, esteve no mês passado no Torneio de Desenvolvimento da UEFA sub-16. Agora respondeu às nossas perguntas sobre a sua participação.

Em que equipa jogas ao longo do ano?
Jogo na Fundação Laura dos Santos na posição de extremo-direito.

Porquê tão longe da Guarda?
Porque é uma equipa de onde já saíram várias jogadoras para clubes maiores e que neste momento estão no topo do futebol feminino português e na seleção A. Também porque não há equipas de futebol de 11 feminino na Guarda.

Como aconteceu seres chamada à seleção?
Todos os distritos de Portugal têm as suas próprias seleções sub-16 e todos os anos ocorre um torneio entre essas seleções. Nesse torneio os selecionadores nacionais estão lá sempre a observar as jogadoras. Este torneio eu fui a capitã da seleção da Guarda e joguei em varias posições. uma delas foi à defesa e eles viram esse jogo e apontaram o meu nome.

O que são os Torneios de Desenvolvimento da UEFA?
São torneios que dão oportunidade as jovens jogadores de ganhar mais experiência ao jogar com outros países da Europa.

Como decorreu o estágio de preparação?
Para o estágio de preparação foram convocadas 24 jogadoras. Tinha treinos de manhã e à tarde, horas de descanso, horas de estudo e horas de reuniões.

E quanto aos jogos, quantos efetuaste? E quais?
Efetuei 2 jogos, contra a Turquia e contra a Rússia. 

Como te saíste nesses jogos?
No principio estava nervosa mas ao longo do jogo fui ganhando confiança e acho que tive uma boa prestação dentro de campo.

O futebol feminino ainda é de certo modo desvalorizado. Há razão para isso?
O futebol feminino está a evoluir cada vez mais e pode ser que um dia seja tão valorizado como o masculino até porque cada vez há mais jogadoras muito evoluídas tanto em termos técnicos como físicos.

Pensas vir a ser uma jogadora profissional?
Eu desde pequena que tenho o sonho de vir a ser uma jogadora profissional e esse sonho ainda se mantém. E tenho a consciência de que tenho que trabalhar muito para o realizar e é isso que tenciono fazer.

Quais os teus próximos objetivos?
Os meus próximos objetivos são evoluir como jogadora e ser convocada para a seleção sub-17, depois para a sub-19 e um dia, espero, para a seleção A.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.