quarta-feira, 14 de junho de 2017

PARA OS ALUNOS QUE VÃO PARA O 10º ANO - HUMANIDADES Latim é uma boa hipótese




De lingua latina* 

Num país cuja língua oficial deriva do Latim, o estudo desta língua devia ser obrigatório. É logicamente correto pensar que conhecendo a mãe se conhecerá melhor a filha. O latim é a matriz da nossa identidade, o conhecimento do latim e da cultura greco-romana é essencial para um conhecimento daquilo que somos, do que é a nossa cultura, do sentido dos nossos costumes, do conhecimento das nossas origens.

Num país de matriz linguística anglo-saxónica como a Alemanha, estuda-se Latim no 7º, 8º e 9º anos pois reconhece-se que com o seu estudo se desenvolvem capacidades de raciocínio e de análise. Esse pode ser um dos motivos para a defesa do Latim no secundário. Outro poderia ser – em tempos de inúmeros erros ortográficos dados pelos alunos – um correto conhecimento da língua portuguesa para além de ajudar na aprendizagem de outras línguas. Também é um precioso meio de desenvolvimento do raciocínio analítico, da capacidade de reflexão, de desenvolvimento do espírito crítico, tão em falta hoje em dia numa sociedade virada para a imagem e o facilitismo.

Apesar de ter sido esquecida durante os últimos anos, quase todos os dias nós ouvimos ou lemos expressões em Latim que foram ficando no uso corrente da nossa língua. E se folhearmos o Código Civil a cada passo nos deparamos com expressões em Latim. Quem saiba uns rudimentos de Latim descobre facilmente na publicidade muitos termos e expressões usadas nos anúncios que foram tiradas do Latim assim como marcas de produtos novos.

Nestes últimos anos, o ministério da educação quer renovar o ensino da língua no secundário e para isso criou-se a disciplina de Iniciação à Cultura e Línguas Clássicas. Seria bom que na nossa escola abrisse, no próximo ano letivo, a disciplina de Latim para recuperarmos a tradição do liceu.
*Acerca do Latim

José Manuel Monteiro (professor)

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