sexta-feira, 14 de julho de 2017

OPINIÃO Um apelo à matrícula em Clássicos da Literatura

A turma de Clássicos 2016/17

Como ex-alunas da disciplina de Clássicos da Literatura queremos, através deste pequeno texto, falar-vos um pouco da experiência ao longo deste curto ano letivo, e dos benefícios da escolha que tomámos no início do ano.
Pela primeira vez na escola Afonso de Albuquerque e, possivelmente, a nível nacional, a disciplina de Clássicos da Literatura foi lecionada numa turma. Isto não teria sido possível sem a perseverança dos promotores e a motivação da escola, que permitiu a abertura da mesma.
Clássicos, tal como Literatura Portuguesa, é uma disciplina enriquecedora em todos os sentidos. Primeiramente, a nível cultural, pois leva-te a descobrir os mais diversos autores, muitos deles desconhecidos para a maioria dos alunos, e as suas respetivas obras. Para além disso, desenvolve as tuas capacidades de interpretação, uma vez que és chamado a refletir sobre as leituras que fizeste, e a explorar o sentido subjetivo de cada um, ao mesmo tempo enquadrando o mesmo no seu contexto histórico, político e social. Ensina-te também a assumir uma postura correta e mais séria durante as apresentações orais ao longo do ano, o que te será muito útil na universidade, pois permite desenvolver as nossas capacidades comunicativas, úteis em todas as áreas. A disciplina permite-te ler clássicos mundiais e não apenas de autores portugueses, expandindo assim o teu conhecimento literário, conhecendo e aprofundando as suas temáticas que, por se tratar de clássicos, são inerentes a toda a humanidade e que ecoam ao longo dos séculos, independentemente da sua época. Aumenta imenso a “bagagem cultural” de cada um dos alunos pelo seu conteúdo abrangente: permite-te compreender as mudanças ideológicas e culturais ao longo dos tempos, desde o século XIII ao século XXI. A exigência desta disciplina obriga os alunos a adquirirem um sentido de responsabilidade maior, pois implica o cumprimento de prazos para a entrega de trabalhos que são pedidos ao longo do ano e que contribuem em grande parte para a nota final. Uma das grandes diferenças desta disciplina em relação às demais, é o facto de a avaliação final não se basear grandemente nos testes feitos ao longo do período, mas sim nos trabalhos que cada aluno realiza, o que acaba por fazer com que se trate de uma disciplina onde o aluno tem mais liberdade de pesquisa, e onde o seu esforço pessoal e a maneira como se comporta nas aulas seja mais decisivo do que 90 minutos que pretendem avaliar tudo o que é aprendido nos períodos.
O nosso conselho para todos os indecisos que estão prestes a ingressar o décimo segundo ano e não sabem qual a melhor opção é este: “Se gostam de ler e querem aprender mais, inscrevam-se na disciplina, acreditem que vai valer a pena.”

Carolina Figueiredo e Ana Margarida Neves

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