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| A turma de Clássicos 2016/17 |
Como ex-alunas
da disciplina de Clássicos da Literatura queremos, através deste pequeno texto,
falar-vos um pouco da experiência ao longo deste curto ano letivo, e dos
benefícios da escolha que tomámos no início do ano.
Pela primeira
vez na escola Afonso de Albuquerque e, possivelmente, a nível nacional, a
disciplina de Clássicos da Literatura foi lecionada numa turma. Isto não teria
sido possível sem a perseverança dos promotores e a motivação da escola, que permitiu
a abertura da mesma.
Clássicos, tal
como Literatura Portuguesa, é uma disciplina enriquecedora em todos os
sentidos. Primeiramente, a nível cultural, pois leva-te a descobrir os mais
diversos autores, muitos deles desconhecidos para a maioria dos alunos, e as
suas respetivas obras. Para além disso, desenvolve as tuas capacidades de
interpretação, uma vez que és chamado a refletir sobre as leituras que fizeste,
e a explorar o sentido subjetivo de cada um, ao mesmo tempo enquadrando o mesmo
no seu contexto histórico, político e social. Ensina-te também a assumir uma
postura correta e mais séria durante as apresentações orais ao longo do ano, o
que te será muito útil na universidade, pois permite desenvolver as nossas
capacidades comunicativas, úteis em todas as áreas. A disciplina permite-te ler
clássicos mundiais e não apenas de autores portugueses, expandindo assim o teu
conhecimento literário, conhecendo e aprofundando as suas temáticas que, por se
tratar de clássicos, são inerentes a toda a humanidade e que ecoam ao longo dos
séculos, independentemente da sua época. Aumenta imenso a “bagagem cultural” de
cada um dos alunos pelo seu conteúdo abrangente: permite-te compreender as
mudanças ideológicas e culturais ao longo dos tempos, desde o século XIII ao
século XXI. A exigência desta disciplina obriga os alunos a adquirirem um
sentido de responsabilidade maior, pois implica o cumprimento de prazos para a
entrega de trabalhos que são pedidos ao longo do ano e que contribuem em grande
parte para a nota final. Uma das grandes diferenças desta disciplina em relação
às demais, é o facto de a avaliação final não se basear grandemente nos testes
feitos ao longo do período, mas sim nos trabalhos que cada aluno realiza, o que
acaba por fazer com que se trate de uma disciplina onde o aluno tem mais
liberdade de pesquisa, e onde o seu esforço pessoal e a maneira como se
comporta nas aulas seja mais decisivo do que 90 minutos que pretendem avaliar
tudo o que é aprendido nos períodos.
O nosso conselho
para todos os indecisos que estão prestes a ingressar o décimo segundo ano e
não sabem qual a melhor opção é este: “Se gostam de ler e querem aprender mais,
inscrevam-se na disciplina, acreditem que vai valer a pena.”
Carolina Figueiredo e
Ana Margarida Neves

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