segunda-feira, 9 de julho de 2018

CURIOSIDADES SOBRE EXAMES (10) Critérios trazem sempre polémica



O site do IAVE vai divulgando as Provas dos Exames Nacionais e respetivos Critérios de Correção à medida que as provas se vão realizando. Acontece que os Critérios de Classificação e a Chave de Soluções são muitas vezes a revelação de que nem tudo correu bem aos alunos durante a Prova. Outras vezes as Associações ligadas às disciplinas contestam a chave de correção ou fazem a apreciação da aplicação dos critérios. Este ano, por exemplo, foi o primeiro ano da aplicação das Metas Curriculares em várias disciplinas do Ensino Secundário e já houve contestação na imprensa de algumas opções na Prova. O IAVE reforça sempre a ideia de que os Critérios de Classificação são um instrumentos de trabalho, sendo um objeto dinâmico que se vai melhorando ao longo do processo de classificação.
Dois exemplos focados na imprensa. No caso de Português (639), os Critérios de correção do texto longo (composição) são este ano diferentes, comparando-os com os das provas dos anos anteriores. Acontece no entanto que as Informações de Exame 2017/18 eram muito vagas, deixando uma margem de manobra grande para a adaptação dos critérios de classificação. No caso da Matemática (635), na mesma prova apareciam perguntas relativas a dois tipos de Programas, os antigos (2001) e os atuais (2015), o que terá “baralhado” ou pelo menos “atrapalhado” alguns alunos, o que serviu de motivo de protesto à Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). No entanto o IAVE defende-se com o caráter inédito dos exames deste ano e com o respeito das “melhores práticas internacionais”.
Interessante é ver também na página do IAVE, por exemplo, a pontuação atribuída nos 4 cenários de resposta para cada pergunta em Português (639) ou o que se desconta por cada falha nos exercícios de Matemática (635).

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