O Despacho de Organização do Ano Letivo (Despacho Normativo 10-B/2018) saiu no dia 6
de julho, mas no âmbito da negociação entre Ministério e Sindicatos há um
conjunto de princípios que subjaz à distribuição de serviço que as duas partes consensualizaram.
Não são novidades muito substanciais mas vão sem dúvida melhorar o serviço dos
professores nas escolas. Aqui ficam, sendo partes de um documento publicado
pelo Ministério para salientar os avanços deste ano. Nos próximos dias daremos eco de alguns aspetos do Despacho Normativo 10-B/2018.
Inscreve-se na componente não letiva de estabelecimento do
horário dos professores a participação, devidamente autorizada, quer em
articulação com o centro de formação da associação de escolas, quer por
iniciativa do docente, em ações de formação contínua que incidam sobre
conteúdos de natureza científico-didática com ligação à matéria curricular
lecionada, bem como as relacionadas com as necessidades de funcionamento da escola de acordo com o seu plano
de formação, e as que promovam um efetivo trabalho colaborativo entre docentes.
Esclarece-se a forma de atribuição, na componente letiva, da
componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, que deve ser atribuída a
um professor do conselho de turma, evitando-se o aumento de turmas por
professor.
São atribuídas 4 horas de trabalho por semana aos Diretores
de Turma, distribuídas entre a componente letiva e não letiva, podendo os
Conselhos Pedagógicos encontrar outras formas de organização em função dos
perfis das turmas.
Introduz-se flexibilidade na gestão
do Apoio ao Estudo, conforme previsto no Decreto-lei do Currículo,
potenciando-se o trabalho individualizado ou com grupos mais pequenos de
alunos. Mantém-se a atividade de Apoio Tutorial Específico inscrita na
componente letiva dos professores, através da atribuição de 4 horas semanais
por grupo.
Confere-se a possibilidade de não atribuição de componente
letiva aos docentes que pediram aposentação até 30 de junho de 2018.
Prevê-se a constituição de um grupo de trabalho que, no final
do ano, apresentará um conjunto de medidas de desburocratização do trabalho
pedagógico, a partir das sugestões já enviadas pelas organizações sindicais e
por outros conjuntos de professores.
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