A Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Manuela Pargana Silva, enviou hoje esta bonita Mensagem no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Outubro, mês
dedicado às bibliotecas escolares, incentiva-nos ao reforço desta REDE e à
reflexão sobre o lugar da biblioteca naquele que é o processo de formação da
criança e do jovem.
Suportados
no valor do saber e da aprendizagem procuramos conciliar respostas ajustadas
aos desafios mais gerais da educação, perseguindo os nossos propósitos de
sempre: atender aos diferentes perfis dos nossos alunos com respostas adequadas
às suas necessidades individuais.
Colaboração,
inovação, inclusão, … algumas das marcas que têm acompanhado o desenvolvimento
da RBE e que vão ao encontro das medidas educativas ministeriais preconizadas
para este ano. Para as bibliotecas escolares é a oportunidade de reforçar a sua
intervenção, participando ativamente neste desígnio e estreitando o trabalho
colaborativo entre a biblioteca e os docentes das diferentes áreas
curriculares, contribuindo para a flexibilidade das aprendizagens.
Igualmente,
a multiplicidade de saberes e competências e o carácter mais humanista da
formação do aluno, previsto no Perfil dos alunos no final da
escolaridade obrigatória têm, na biblioteca, um suporte e um apoio
indispensáveis.
A relação
privilegiada, de proximidade, que desenvolvemos nesta REDE, permitirá
continuarmos a encontrar as melhores respostas aos múltiplos desafios que,
permanentemente, nos confrontam. Nesse sentido, o desenvolvimento da RBE tem
tido como pilar estruturante o lançamento anual de diferentes candidaturas que
amplificam as possibilidades das bibliotecas adequarem os projetos à sua
realidade ao mesmo tempo que proporcionam percursos inovadores diversificados.
Para uma
efetiva conjugação de esforços entre todos destacámos, este ano, um conjunto de
áreas prioritárias que nos parecem essenciais para consolidar o nosso trabalho.
Naturalmente,
a leitura, transversal que é, na nossa ação, destaca-se perspetivando-se mais
verticalmente. Convictos da importância da promoção de um trabalho que envolva
toda a comunidade escolar propusemo-nos encontrar modos de melhor garantir o
acesso à leitura, tornando-a numa prática quotidiana nas nossas escolas.
Apresentámos, por isso, um conjunto de propostas ajustáveis para serem
promovidas em escolas do 1º ciclo e em jardins-de-infância - Roteiro
para uso das bibliotecas escolares: escolas do ensino básico e
Jardins-de-infância.
Sendo a
formação de bons leitores o primeiro e último desígnio do trabalho nas
bibliotecas, estão criadas múltiplas oportunidades de desenvolvimento desta
prática através das candidaturas: Ideias com mérito, Biblioteca
digital, Leituras… com a biblioteca, Todos juntos
podemos ler e de projetos como Miúdos a votos, Clássicos
em rede, SOBE+ e, mais recentemente, Cientificamente
provável.
Além disto,
temos tido a preocupação de inscrever no nosso plano de formação anual,
propostas que equacionam a leitura hoje e fazem da biblioteca o polo
catalisador desta dinâmica.
Lugar de
interseção entre pessoas, conhecimentos e valores, a biblioteca escolar pode e deve
favorecer exercícios de cidadania que apetrechem os alunos com ferramentas que
lhes permitam uma maior consciência de si próprios, do seu lugar no mundo e da
sua relação com o outro.
Vivemos
tempos acelerados de mudança. A forma como acedemos à informação, como nos
relacionamos e como lemos impõe a reflexão e adoção de medidas consentâneas com
essa realidade. A biblioteca escolar deve, cada vez mais ser um espaço
aberto, itinerante na comunidade, que crie estratégias
concertadas para que o gosto pela leitura se torne central para os alunos,
tanto na sua vida académica como nas suas atividades de lazer, levando-os a
ler, escrever e criar produtos com valor nos vários ambientes em que vivem.
A
biblioteca, espaço de encontro e de troca a diferentes níveis, deve procurar
diversificar os contextos de leitura, realizar um trabalho de curadoria e provocarpermanentemente
a comunidade para a criação colaborativa de oportunidades de aprendizagem
estimulantes para os alunos.
A resposta a
estes desafios tem de ser individual e coletiva. Por isso, perante a proposta
de reflexão lançada este ano pela IASL para o Mês Internacional da Biblioteca
Escolar,
respondemos
individualmente, com a dedicação que cada um põe no seu trabalho, e em rede,
com a consciência de que:
Com a
Biblioteca Escolar TODOS LEEM;
Com a
Biblioteca Escolar TODOS COMUNICAM;
Com a
Biblioteca Escolar TODOS DESCOBREM;
Com a
Biblioteca Escolar TODOS PARTILHAM;
Com a
Biblioteca Escolar TODOS CRIAM;
Com a
Biblioteca Escolar TODOS INTERVÊM.
Aos
professores bibliotecários, docentes das equipas das bibliotecas escolares,
assistentes operacionais e alunos, desejo que a celebração em torno do Mês
Internacional das Bibliotecas Escolares se traduza num ano inteiro de boas
experiências!
Votos de bom
trabalho!
Manuela
Pargana Silva
Coordenadora da Rede de
Bibliotecas Escolares
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