sexta-feira, 2 de novembro de 2018

BOLETIM Nº 30 DA DGE NOESIS dedica este número à Escola Inclusiva



O boletim NOESIS, da Direção Geral de Educação, dedica o seu nº 30 à Escola Inclusiva. O Decreto-Lei 54/2018 continua a dar muitas preocupações às escolas, que não sabem muito bem como implementar o novo modelo de apoio aos alunos. Este Boletim frisa na introdução a aposta na escola inclusiva de forma que os alunos encontrem caminhos para uma efetiva inclusão social e para uma realização das suas expectativas e potencialidades.
A “mais-valia da diversidade dos seus alunos” é uma ideia que o texto inicial da DGE salienta, ao mesmo tempo que se torna “essencial a diversificação de estratégias que integrem esta diferença”. O processo de flexibilização do currículo é também um instrumento neste processo, que parte dos princípios vertidos no Perfil dos Alunos.
O Boletim NOESIS nº 30 inclui, para além do texto introdutório de José Victor Pedroso, textos de David Rodrigues (presidente da Pró-Inclusão), Filomena Pereira (DGE), Fernando Elias (Agrup. Escolas Colmeias), Célia Almeida (Agrup. Escolas Pedro Eanes Lobato), Sílvia Lemos (Agrup. Escolas Alapraia-Cascais), Cláudia Torres (Agrup. Escolas Fernando Pessoa), Helena Fonseca (PNPSE), Graça Franco (Agrup. Escolas Damaia), Carla Hébil, Carlota Brazileiro e Helena Neves (formadoras do CF Cascais), Marisa Carvalho (UCP), Helena Azevedo (Agrup. Escolas Abel Salazar), Elvira Manuel Mendes e José Correia Lopes (AE Coimbra Centro e Assoc. Paralisia Cerebral de Coimbra). Leia aqui.

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