O boletim NOESIS, da Direção Geral
de Educação, dedica o seu nº 30 à Escola Inclusiva. O Decreto-Lei 54/2018 continua
a dar muitas preocupações às escolas, que não sabem muito bem como implementar o
novo modelo de apoio aos alunos. Este Boletim frisa na introdução a aposta na
escola inclusiva de forma que os alunos encontrem caminhos para uma efetiva
inclusão social e para uma realização das suas expectativas e potencialidades.
A “mais-valia da diversidade dos
seus alunos” é uma ideia que o texto inicial da DGE salienta, ao mesmo tempo
que se torna “essencial a diversificação de estratégias que integrem esta
diferença”. O processo de flexibilização do currículo é também um instrumento
neste processo, que parte dos princípios vertidos no Perfil dos Alunos.
O Boletim NOESIS nº 30 inclui, para
além do texto introdutório de José Victor Pedroso, textos de David Rodrigues (presidente
da Pró-Inclusão), Filomena Pereira (DGE), Fernando Elias (Agrup. Escolas
Colmeias), Célia Almeida (Agrup. Escolas Pedro Eanes Lobato), Sílvia Lemos
(Agrup. Escolas Alapraia-Cascais), Cláudia Torres (Agrup. Escolas Fernando
Pessoa), Helena Fonseca (PNPSE), Graça Franco (Agrup. Escolas Damaia), Carla
Hébil, Carlota Brazileiro e Helena Neves (formadoras do CF Cascais), Marisa
Carvalho (UCP), Helena Azevedo (Agrup. Escolas Abel Salazar), Elvira Manuel
Mendes e José Correia Lopes (AE Coimbra Centro e Assoc. Paralisia Cerebral de
Coimbra). Leia aqui.
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