sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

LUÍS MÁRIO CUNHA - PARTE II Luís Mário fala sobre si e a relação com a Guarda


Como foi o seu trajeto pessoal e como é hoje o Luís Mário Cunha?
Fui Oficial Miliciano em Timor, o que me interrompeu uma carreira académica que creio seria realizada. Assim, e após regresso em 1973, andei a passear livros, com especial incidência e dedicação a vinhos e petiscos, de que cheguei a ser quase doutorado. Costumo dizer que o meu curso completo foi o de Alcoólicas e Bagaceiras. Casado, pai e avô, vítima de dois enfartes, tenho que colocar, embora contrariado, um final, ainda não decisivo, mas que para lá caminha. Por isso o meu médico me informa que o meu problema não é o coração mas sim a boca.
Finalmente ocupo grande parte do tempo a lecionar as disciplinas das Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade da Terceira Idade do Barreiro (com a qual já visitámos a nossa cidade), da qual sou Coordenador e Fundador!
Estou a ficar gasto e menos jovem e bastas vezes muito cansado de tanta crítica e tanta ingratidão.
Mantém a ligação à Guarda?
A ligação à Guarda claro que se mantém. Resido no Barreiro desde 1973 e vou com frequência à Guarda. Tempos houve, quando a saúde de minha esposa o permitia, que me deslocava todos os meses à nossa cidade. Possuo uma biblioteca vasta sobre a nossa cidade, alguma dela resultante da oferta de Livros de autores da nossa região, como recentemente aconteceu com a irmã do Célio Rolinho Pires que fez o favor de me enviar/ofertar o «A GUARDA NO CAMINHO DO ESTREMO". Creio até que tenho todas as edições em Livro daquele nosso saudoso amigo. Realço ainda que, com a colaboração do antigo vereador municipal e querido amigo Fernando Bento, consegui completar toda a colecção de O FIO DA MEMÓRIA, que a C. M. da Guarda deliberou não continuar! Outra colaboração, não menos importante, foi a do Prof. Mário Cameira Serra, meu companheiro de infância, que me ofertou grande parte da edição da Revista Cultural Praça Velha.
Luís Mário dos Santos Cunha
(Nado e criado na cidade da Guarda desde 26/10/1947.)

1 comentários :

Os comentários anónimos serão rejeitados.