segunda-feira, 11 de março de 2019

PRÉMIO EXPRESSÃO VOX POPULI O 3º Prémio na modalidade de Texto (Juliana Amaral)

2º Prémio - Texto

de Juliana Amaral (12º A)
Violência juvenil

Nos tempos que correm cada vez mais ouvimos falar de bullying sobre os jovens e os motivos que desencadeiam este tipo de comportamentos podem ser vários. Mas será que estes motivos desculpam, de alguma maneira, a humilhação a que alguns adolescentes e crianças são sujeitos? A minha resposta a esta questão é um claro e redondo “não”.
Sou da geração em que se começou a levar a temática do bullying mais a sério e, apesar de nunca a ter sentido na pele, nunca fui indiferente ao assunto. Se sempre me fez confusão perceber que existem pessoas em pleno século XXI que acham que a violência e o ódio são a solução, ainda me choca mais saber que algumas dessas pessoa têm mais ou menos a minha idade.
Hoje em dia estamos constantemente a ser bombardeados com informação, quer pela televisão, quer pela Internet e a verdade é que muitas das vezes estes meios incitam indiretamente ao ódio, à violência e à discriminação. Assistimos a discursos de políticos que querem construir muros em vez de os derrubarem e vemos pessoas que se querem manifestar contra os governos, mas que acabam por vandalizar tudo aquilo que encontram. Jovens que estejam perturbados e frágeis emocionalmente facilmente se impressionam com este tipo de notícias e adotam a mesma atitude.
Evidentemente há outros motivos pelos quais alguns adolescentes fazem  bullying com os colegas. Na minha opinião a principal razão para tal acontecer é por existir uma grande intolerância à diferença na sociedade atual. Apesar de achar que estamos a fazer progressos nesse campo, parece que cada vez aparecem mais tipos de preconceito. As pessoas são julgadas pela sua aparência, orientação sexual, profissão, enfim, por tudo aquilo que não é importante. Claro está que na adolescência esta intolerância e repugnância por tudo o que é diferente ainda é mais acentuada e é isto que. No meu entender, dá início aos conflitos entre os jovens. Não é por coincidência que, na maioria dos casos, a pessoa que é vítima de bullying ou é mais gordinha, ou é gay, ou se veste de modo mais peculiar.
Concluo, por isso, que a violência entre os jovens é uma realidade e continuará a sê-lo até as pessoas darem conta que nem sempre os fins justificam os meios e que afinal as diferenças não nos separam, elas unem-nos.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.