sexta-feira, 26 de julho de 2019

EXAMES E PROVAS Como se faz a correção e a concertação de critérios pelos corretores



Atualmente a coordenação do processo de correção das provas finais e exames nacionais está entregue ao Júri Nacional de Exames (JNE) através dos Agrupamentos de Exames (AE) em cada capital de distrito. Depois de indicados pelas escolas os corretores, que são designados segundo regras comuns em todo o país, aqueles são convocados para a entrega das provas, depois de estas terem sido transportadas de cada escola até ao AE.
O processo de correção é entregue a cada professor corretor num prazo definido mas não se faz de modo completamente isolado mas sim através de uma coordenação feita pela Plataforma Moodle do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE). Os professores corretores registam-se nesta Plataforma e vão colocando as questões que lhes forem surgindo na correção a vários supervisores diante dos Critérios de Classificação publicados no IAVE logo a seguir a cada Prova. Os Critérios só se tornam definitivos no final do período atribuído para a correção e depois de concertadas as posições diferentes que possam aparecer sobre certas perguntas / respostas e sobre os Critérios, de modo a não haver disparidades na correção. O processo termina com a entrega das Provas corrigidas no Agrupamento de Exames do JNE, voltando de seguida as provas às respetivas escolas através das forças de segurança para divulgação dos resultados.
Neste momento decorre a 2ª Fase de Provas e Exames Nacionais e de Escola, que termina no próximo dia 30 na ESAAG. A divulgação dos resultados da 2ª Fase está marcada para o dia 5 de agosto. (Imagem dn.pt)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.