O Boletim DGE de julho faz um balanço dos projetos-piloto de inovação pedagógica (PPIP), que
foram regulamentados pelo Despacho n.º 3721/2017 “em regime de experiência
pedagógica, durante três anos escolares, e orientados para a adoção de medidas
que, promovendo a qualidade das aprendizagens, permitissem uma efetiva
eliminação do abandono e do insucesso escolar em todos os níveis de ensino.”.
Funcionaram assim nos 3 últimos anos letivos e permitiram conclusões como as que se seguem.
Algumas das medidas desenhadas
pelos Agrupamentos para alcançarem os objetivos dos projetos e que atenderam
aos problemas identificados foram por exemplo "a possibilidade de aglomerar
disciplinas independentes criando outras mais abrangentes, garantindo o
cumprimento das cargas horárias semanais previstas nos diferentes normativos
que acompanharam os anos da experiência; a possibilidade de diferente
organização da disciplina TIC; a semestralização do calendário escolar; a
Criação do Plano do Aluno; a Reorganização dos alunos em grupos de trabalho, em
vez de turmas de constituição fixa; a criação de equipas multidisciplinares nos
1.º e 2.º Ciclos e de equipas de docentes interciclos; a possibilidade dos
Conselhos de Turma terem uma constituição permanente e outra alargada.".
Participaram as seguintes escolas e
agrupamentos: Agrupamento de Escolas do Freixo, Agrupamento de Escolas de
Cristelo, Agrupamento de Escolas da Marinha Grande, Agrupamento de Escolas
Fernando Casimiro Pereira da Silva, Agrupamento de Escolas de Vila Nova da
Barquinha, Agrupamento de Escolas da Boa-Água e Agrupamento de Escolas de
Silves Sul.
Nota de abertura sobre este tema e Boletim Completo aqui. (Imagem porvir.org)
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