sexta-feira, 23 de agosto de 2019

EDUCAÇÃO E MEDIA EM AGOSTO (23) Os telemóveis, sempre os telemóveis



Os telemóveis tornaram-se um vício para os jovens, uma dependência mesmo. As dependências trazem boas sensações e trazem também benefícios. No caso dos telemóveis, para além da música e das trocas comunicativas, eles têm fortes potencialidades para uso em sala de aula, sítio onde habitualmente os professores não os querem ver. Quanto aos inconvenientes, para além da própria ideia de dependência, assinale-se a pouca disponibilidade do jovem para atividades de ar livre, a progressiva incapacidade de ler texto em extensão e de “pensar lento”, ao mesmo tempo que diminui a resistência à frustração.
Um ano depois da proibição de telemóveis nas escolas em terra de Macron, recordamos aqui um dos textos que apareceram em 2018 sobre o assunto na imprensa portuguesa, focando as escolas mais rigorosas nesse campo, a posição dos Diretores de Escolas e de especialistas em educação como Daniel Sampaio (magg.pt).
Para concluir, as estatísticas que não mentem. Em Portugal em 2018 mais de 90% das crianças e adolescentes tinham um telemóvel. Entre os 10 e os 12 anos a percentagem era de 83% e entre os 13 e os 17 anos subia para 97% (dados da Anacom, 2018) . Por outro lado, 78% dos jovens entre os 16 e 17 anos usava internet no dispositivo móvel, sendo inferior o número dos miúdos entre os 10 e 12 anos que o faziam (38%). (Imagem tek.sapo.pt)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.