terça-feira, 27 de agosto de 2019

EDUCAÇÃO E MEDIA EM AGOSTO (27) O Programa Escolas Bilingues em Inglês



A ideia de bilinguismo na aprendizagem escolar desenvolve-se em Portugal desde há alguns anos em regime de experiência e desde 2016/17 no Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI) centrado no Inglês a partir do ensino pré-escolar. Pretende-se o quê? Ir integrando o Inglês nos currículos como segunda língua, lecionando os conteúdos curriculares simultaneamente em português língua materna e inglês língua segunda, de forma a preparar melhor os alunos para o futuro.
O programa prevê um número de horas semanais no currículo em  modalidade de bilinguismo, nomeadamente 20% no pré-escolar (5 horas), 31-36% no 1º ciclo (7-9 horas), 30-37% no 2º ciclo (9-10 horas) e 33-40% no 3º ciclo (11-12 horas).
O programa prevê um processo de formação de professores e educadores de forma a que tudo possa decorrer na maior normalidade. O programa deve preferencialmente iniciar-se no pré-escolar em uma ou duas turmas, avançando depois para os outros ciclos e alargando a sua base à medida que o programa ganha confiança e demonstre resultados.
A candidatura 2019/20 já acabou a 16 de agosto. Embora não haja candidatura do AEAAG, ela poderá ser preparada de forma a que as condições estejam reunidas para próximos anos. Lembre-se também que o AEAAG continua a desenvolver na ESAAG o SELF, programa de Língua Francesa com idênticos objetivos mas apenas aplicado ao 3º ciclo. Em 2018/19 só 4 escolas da região centro estavam no programa Escolas Bilingues em Inglês: AE Gardunha e Xisto (Fundão), AE José Estêvão (Aveiro), AE Marinha Grande Poente e AE de Arganil. 


Edital e Programa e outros documentos de enquadramento disponíveis na página da DGE.

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