segunda-feira, 7 de outubro de 2019

31 VEZES SOPHIA (1) A vida de Sophia em 24 linhas

Ao longo de um mês (até ao centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a 6 de novembro) o Blogue EXPRESSÃO publica um texto por dia à volta de uma das autoras mais consensuais do nosso panorama literário e que publicou sobretudo poesia e narrativa curta, nomeadamente de índole infanto-juvenil. Pedimos aos leitores (professores, alunos, funcionários, outros leitores extra-escola) que queiram dar aqui o seu testemunho sobre a sua visão da escritora ou dos seus textos que o façam para blogueexpressao@gmail.com

Sophia de Mello Breyner Andresen é filha de Maria Amélia de Mello Breyner e João Henrique Andresen, tendo nascido no Porto a 6 de novembro de 1919 e falecido a 2 de julho de 2004, com 84 anos. Casou com Francisco Sousa Tavares em 1946, tendo tido 5 filhos, Miguel, Isabel, Maria, Sofia e Xavier. O mais conhecido é Miguel Sousa Tavares, que atualmente faz comentário na TVI às segundas-feiras (Jornal das 8).
Pelo lado paterno, tem origem dinamarquesa, o que influenciou a sua obra de maneira substancial. Veja-se por exemplo o conto “Saga” de “Histórias da Terra e do Mar” ou “O Cavaleiro da Dinamarca”. Viveu a sua infância e juventude no Porto, tendo frequentado até aos 18 anos o Colégio do Sagrado Coração de Jesus. Depois passou para Lisboa onde frequentou Filologia Clássica na Faculdade de Letras mas não chegou a concluir o curso.
Chegou a ser política, tendo sido eleita pelo Partido Socialista para a Assembleia Constituinte em 1975, enquanto o marido, Francisco Sousa Tavares, fazia percurso político no Partido Social Democrata (PSD).
Recebeu pela sua obra o Prémio Camões em 1999 e o Prémio Rainha Sofia em 2003. Já antes, em 1964, havia recebido o Grande Prémio de Poesia da Sociedade Portuguesa de Escritores (SPE). 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.