quarta-feira, 9 de outubro de 2019

31 VEZES SOPHIA (3) O poema "Porque" foi feito a pensar em...


Ao longo de um mês (até ao centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a 6 de novembro) o Blogue EXPRESSÃO publica um texto por dia à volta de uma das autoras mais consensuais do nosso panorama literário e que publicou sobretudo poesia e narrativa curta, nomeadamente de índole infanto-juvenil. Pedimos aos leitores (professores, alunos, funcionários, outros leitores extra-escola) que queiram dar o seu testemunho sobre a sua visão da escritora ou dos seus textos que o façam para blogueexpressao@gmail.com O vosso texto será publicado aqui.

O poema “Porque”, de 1958, é um dos poemas mais impressivos de Sophia de Mello B. Andresen, ao mesmo tempo que constitui um libelo acusatório aos que davam apoio ou eram coniventes com o regime político salazarista. Ganhou ainda mais impacto com a adaptação musical que lhe fez Francisco Fanhais após o 25 de abril de 1974. Começava assim:
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não
Depois o ritmo dos “Porque” vai continuando à volta dos corruptos, dos vendidos e dos calculistas, terminando o poema por:
E tu vais de mãos dadas com os perigos
Porque os outros calculam mas tu não.
“Quem era este “tu”?”, perguntará o leitor. Miguel Sousa Tavares, filho de Sophia e de Francisco Sousa Tavares, refere na obra “Cebola crua com sal e broa” (2018) que Sophia se refere claramente ao pai, um homem de causas e cuja principal qualidade como opositor do regime de Salazar foi a coragem. Se ele o diz…
Poema completo aqui. Ouça aqui o poema cantado por Francisco Fanhais:


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.