quarta-feira, 30 de outubro de 2019

DIFERENCIAR NA SALA DE AULA Ação do dia 15 apontou estratégias




Com a ação de formação“Diferenciação Pedagógica na sala de aula: estratégias de promoção do sucesso” o CRTIC e o EMAE do AEAAG pretendeu efetuar uma reflexão sobre as medidas educativas previstas no Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho, destacadamente a medida universal de diferenciação pedagógica, enquanto resposta educativa a implementar em contexto de sala de aula. A ação decorreu na ESAAG no passado dia 15 de outubro.
O formador, Dr. José Correia Lopes, começou por explicitar os pressupostos teóricos que estão na base da diferenciação pedagógicatendo depois focado algumas estratégias de diferenciação que aplicadas e ajustadas aos diversos contextos de aprendizagem poderão ser promotoras do sucesso educativo de todos e cada um dos alunos. Esta medida tem por base o princípio da educabilidade universal e assume-se como uma resposta à heterogeneidade dos alunos, que deve ser entendida como um facilitador da construção de ambientes enriquecedores e propícios ao desenvolvimento integral de todos os alunos e não como uma ameaça ao sucesso educativo. Tendo em conta as múltiplas estratégias de diferenciação pedagógica que podem ser aplicadas, o formador considerou que, entre muitas outras, as mesmas podem consistir em adequar a ação pedagógica aos diferentes estilos de aprendizagem; criar grupos de alunos segundo os seus interesses, temas ou capacidades; prestar apoios adequados (pelo adulto ou pelos pares); verificar a compreensão das instruções por todos os alunos; implementar adaptações ao processo de avaliação ajustadas aos alunos; fazer regularmente avaliações informais para verificar a compreensão dos conteúdos; disponibilizar material suplementar; recorrer às TIC como ferramentas de aprendizagem; explorar noções e os conceitos em interdisciplinaridade; proporcionar oportunidades de trabalho em grupo; adequar o tempo de realização de tarefas ao aluno; apresentar os conceitos recorrendo a múltiplas representações; variar o tempo determinado para cada tarefa…
Ao longo da Ação foi realçado pelo formador que assegurar uma escola verdadeiramente inclusiva não é apenas aceitar toda a diversidade de alunos. Implica planeamento e trabalho colaborativo entre todos os profissionais que intervêm com os alunos e envolvimento das famílias no processo educativo dos seus educandos.
Desta forma, esta Ação de Formação, apesar de ser de curta duração (3 h), foi muito enriquecedora, não só pela pertinência do tema, como pelos conteúdos apresentados e pela proficiência como foram transmitidos pelo formador.
A Equipa CRTIC



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