terça-feira, 26 de novembro de 2019

EX-ALUNO DA ESAAG E IRMÃO DE ANA ROBALO Francisco Robalo faz o elogio da nova Presidente da AE


Francisco Robalo, ex-aluno da ESAAG e atualmente no Ensino Superior, enviou ao Blogue EXPRESSÃO um texto  sobre a eleição da irmã (Ana Robalo) como Presidente da Associação de Estudantes do AEAAG. Aqui fica.

Face a tudo a que tenho assistido nos últimos meses da minha vida familiar, seria até de mau tom remeter-me ao silêncio e deixar passar o tempo. De facto, há palavras que precisam de ser escritas no momento certo, porque são, sem sombra de dúvida, o maior reconhecimento de quem as merece. Neste tão importante dia, que é o culminar de um sonho para a minha irmã, que tanto admiro e amo, apraz-me então fazer um discurso panegírico, que tenho guardado para mim há muito.
As linhas que escrevo são de tremendo júbilo, porque constato uma vez mais que não há nada mais nobre do que ter uma ideia, acreditar nela, lutar por ela e concretizá-la. Num mecanismo perfeito de entreajuda, camaradagem e entrega diária, o associativismo juvenil é uma das causas mais nobres que devemos preservar. A Ana sabe disso e demonstrou-o, pondo todas as suas virtudes ao serviço dos amigos, dos colegas e da restante comunidade escolar. Como dizia Alves Redol, no seu poema “Viagem”, viajar é “conhecer, descobrir, inventar e duvidar, sem nunca pensar que basta o mundo que se conhece. E alargá-lo com amor dentro de nós e dos outros” – e a minha irmã é uma viajante inconformada. Corre, insiste e luta, porque sente necessidade de se afirmar com o seu contributo; resiste, porque se torna imperativo, na sua consciência, alargar o seu mundo aos que a rodeiam, num ímpeto corajoso e tenaz. Quando a vejo vencer na vida, sinto-me realizado e em paz comigo mesmo. A vida também tem, afinal, a sua justiça, e a sorte protege mesmo os audazes.
O sentimento que me invade e que agora expresso é um grito de orgulho, que se estende a todos os seus companheiros de aventura e, acima de tudo, a todos os alunos da minha querida escola secundária. Outrora foi o meu tempo de criar, desse lado, e de ser feliz na minha cidade, com os meus amigos. Sei perfeitamente o que vai na alma da minha irmã e de todos os pequenos políticos vitoriosos que hoje foram reconhecidos. A escola, quando vota, orgulha-me. O sentido de responsabilidade e, acima de tudo, a alegria que o dia eleitoral acarreta, são as memórias mais cintilantes que levarei sempre comigo. Face a tudo isto, não deixo de me emocionar ao saber que a Ana liderará a “minha” Associação de Estudantes. Ao saber que a quiseram e que a acarinham tanto quanto ela acarinhou esta ideia desde o primeiro instante. Ela merece, não duvidem. Cabe-lhe agora honrar estas palavras, no longo mandato que a espera. Quando cair em si, perceberá a sorte que tem em liderar um projeto tão honroso e eu, como seu irmão e amigo, aqui estarei sempre para abraçar todas as suas ideias.
Francisco António R J Robalo, ex-aluno da ESAAG

1 comentários :

  1. Como mãe, demasiado suspeita nesta minha opinião, tudo farei para
    juntamente com o Francisco, apoiar a nova Presidente a dar o seu melhor,na missão tão honrosa que lhe cabe. Parabéns à toda a lisata F. Um orgulho

    ResponderEliminar

Os comentários anónimos serão rejeitados.