terça-feira, 21 de janeiro de 2020

ENTREVISTA - PARTE II Ana Robalo aponta medidas para melhoria da escola


Ana Robalo, Presidente da AE, continua a responder sobre as medidas da AE para a escola. 
O que defendes como medidas relativamente ao conforto da escola e às instalações e equipamentos?
De facto, acredito que todos nós que estudamos na ESAAG, somos bastante afortunados pelas condições materiais a que temos acesso, comparativamente a muitas outras escolas a nível nacional. É importante refletir acerca daquilo que a nossa escola nos oferece, valorizando o esforço coletivo de todos os funcionários e professores para que a nossa vivência estudantil tenha o menor número de falhas possível. Contudo, devemos sempre ambicionar “mais e melhor” e tentar enfrentar todas as carências, caso elas realmente existam. Uma das ideias da Associação é propor novos equipamentos úteis para os nossos alunos como, por exemplo, um micro-ondas “comunitário” e um estacionamento exterior para bicicletas e motociclos. 

E relativamente ao sucesso escolar dos alunos?
Quanto ao sucesso escolar dos alunos, a AE pretende promover sessões de esclarecimento, tanto para os alunos do Ensino Secundário como do Ensino Básico. Como referido no nosso Plano Anual de Atividades, temos como objetivo organizar uma palestra com ex-alunos do nosso Agrupamento para todos aqueles que estão prestes a ingressar no Ensino Superior.
Cremos que a realização de reuniões com os delegados de turmas é imprescindível para a exposição de problemas e possíveis opções de resolução dos mesmo num debate aberto de cooperação e entreajuda. Para fomentar o sucesso escolar e espírito competitivo, saudável, propomos um concurso de eleição da turma de cada ano letivo com melhores resultados, cultivando o interesse pelas disciplinas e matérias abordadas! 

Como encara um jovem a vivência numa escola como a nossa?
Ainda que numa fase inicial do meu percurso como dirigente associativa, tenho vindo a aperceber-me de novas realidades que considero fraturantes para o meu futuro como cidadã deste país. A experiência que tive oportunidade de vivenciar nos últimos meses, deu-me muito que pensar. Hoje, afirmo com toda a certeza que todos os “pequenos” jovens como eu podem ter grandes iniciativas e realizar sonhos caso tenham objetivos bem definidos. Quando se trata de querer mudar algo ou alcançar uma meta almejada, qualquer um com a motivação certa consegue, por muitos que sejam os obstáculos do caminho. Todos juntos podemos traçar um caminho com uma evolução favorável, de modo a valorizar toda a comunidade e a projetar a escola condignamente. Há que aprender a viver em cidadania, cumprir objetivos, demonstrar esforço e evoluir consoante os nossos propósitos. Quando a Escola vence, vencemos todos… Quando um de nós vence, a Escola orgulha-se e vence connosco!

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.